180 Creative Camp 2015

180 Creative Camp 2015

De 5 a 12 de julho que o 180 Creative Camp vai invadir o centro de Portugal, levando até Abrantes colaborações criativas únicas entre vários artistas nacionais e internacionais de renome nas áreas de arte urbana, vídeo, design, música e arquitetura.

Todos são convidados a colaborar nesta semana única em Abrantes, a assistir e a participar nas atividades – desde os concertos, aos workshops e talks – e a trabalhar com os artistas que farão parte do 180 Creative Camp.

O street artist INSA, o realizador Alex Turvey, o músico de electrónica Iago Lewis, o coletivo alemão Plastique Fantastique e o multidisciplinar Christopher Derek Bruno são alguns dos artistas internacionais que o 180 Creative Camp levará a Abrantes durante a semana de 5 a 12 de julho.

Recentemente premiado com o selo de qualidade da EFFE – Plataforma Europeia de Festivais, uma iniciativa com o apoio da União Europeia que visa reconhecer festivais de referência pelo seu compromisso com as artes, comunidades locais e valores europeus, o 180 Creative Camp volta a transformar a cidade ribatejana num centro criativo para as artes media, promovendo colaborações artísticas ímpares, a que todos são convidados a assistir e a participar.

Os projetos de colaboração unirão Alex Turvey e Iago Lewis na produção da curtametragem “Som”; INSA (que recentemente criou o maior GIF do mundo no Rio de Janeiro) e street artists portugueses trabalharão em conjunto num projeto singular que une a street art às media arts com curadoria da revista britânica Very Nearly Almost; e o músico PZ e o realizador Alexandre Azinheira irão colaborar na realização de um videoclipe para o novo álbum do artista português

Muitas mais são as razões para uma visita a Abrantes durante esta semana, graças às inúmeras atividades apresentadas pelo 180 Creative Camp, como talks diárias com os artistas convidados, workshops e vários concertos que prometem acordar o centro histórico de Abrantes durante as noites da semana do evento com PZ, Os Príncipes, FEL, Tøuløuse e Albatre.

Em paralelo com estas atividades, o evento de criatividade irá inaugurar ainda uma exposição inovadora no nosso país, Analog Human Digital, que junta os trabalhos de 10 estúdios de design de Portugal e do Brasil, selecionados pela sua inovação na área: Estudio PUM, Dmtr.org, R2 Design, Epiforma, Bolos Quentes, atelier d’alves, DSType Foundry, This is Pacifica, Silvadesigners e Non Verbal. Esta exposição parte de uma parceria entre o Canal180 – produtor do 180 Creative Camp – e a norte-americana Shutterstock, que há um ano apresentou este conceito em Berlim com alguns dos melhores estúdios de design da Alemanha.

Nesta edição de 2015, o evento apresenta workshops sobre diversas áreas não só direcionados à comunidade de Abrantes, mas a todos os interessados, como Walk with me, um conceito de design espanhol de sucesso, coordenado por Julià Roig e AndrésLozano, que resultará na criação de um mapa de Abrantes com um design fora do comum; e Plastique Fantastique, liderado pelo coletivo alemão com o mesmo nome, que consistirá na construção de estruturas pneumáticas no centro histórico de Abrantes.

Em antecipação a esta semana intensiva de criatividade, no passado mês de abril o 180 Creative Camp lançou duas chamadas internacionais para artistas: a Open Call for Urban Intervention Projects e a Open Call for Stores Art Attack Projects. 63 propostas de 20 países foram consideradas, e o projeto Domesticity, dos colombianos María Mazzanti e Martín Ramirez, foi o vencedor da primeira open call, recebendo 5.000€ para a sua concretização em Abrantes durante a semana do 180 Creative Camp. Para a segunda open call foram selecionados 15 projetos de artistas de países como Alemanha, EUA, Áustria e Polónia, cujos autores irão trabalhar em conjunto com a comunidade para estimular o comércio das lojas do centro histórico da cidade ribatejana também durante a semana do evento.

Iniciado em 2012 em Vila Nova de Cerveira, esta é a 5ª edição do evento de criatividade organizado pelo Canal180, canal de televisão dedicado às artes, música e cultura. Desde aí, o 180 Creative Camp já celebrou a sua primeira edição internacional em Itália, contou com a presença de artistas como Mac DeMarco, Hiro Murai, Ella&Pitr e Florentijn Hofman e inaugurou conceitos pioneiros em Portugal como a exposição de arte digital META – The Wrong New Digital Art Biennale.

Acesse www.180.camp para saber mais sobre o programa de 2015 e informações
práticas sobre Abrantes. Para te inscreveres nos workshops, contacta
creative.camp@ostv.pt e garante o teu lugar.

  • Title

    180 Creative Camp 2015
  • Website

  • Organizers

  • From

    05 de Julho de 2015, 10:00
  • Until

    12 de Julho de 2015, 19:00
  • Venue

    Abrantes, Portugal
  • Address

    Abrantes, Portugal

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "180 Creative Camp 2015" [ 180 Creative Camp 2015] 26 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769108/180-creative-camp-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.