Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis

Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis

Projetar edifícios sustentáveis é a melhor ferramenta do arquiteto para contribuir com a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente e de reaproximar o homem da natureza. 

Projetos de edifícios sustentáveis devem prever a diminuição no consumo de água e armazenamento inteligente desse recurso, com tecnologias de reutilização da água e equipamentos de redução do consumo, por exemplo, torneiras e chuveiros com sensores ou temporizadores.

No que diz respeito à eficiência energética, podemos destacar as soluções de coberturas. Os telhados verdes, consistem na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeabilizada com manta de PVC com proteção anti-raízes, que pode ser uma laje plana sem inclinação alguma ou um telhado convencional, de até 20% de inclinação. A superfície impermeabilizada receberá os módulos Ecotelhado, uma fina camada de substrato e a vegetação.

Telhados verdes são uma ótima solução termo acústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma, minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração.
Na hora de projetar um telhado verde é importante atentar para que a estrutura esteja dimensionada para suportar cargas de 40 a 300 kg/m² e não se esquecer de considerar um meio drenante a ser instalado abaixo dos módulos com bocais para escoamento da água de chuva, conforme norma ABNT/ NBR 10844. A retenção da água de chuva varia de 30 a 160 litros por metro quadrado, dependendo do sistema a ser utilizado.

 Assista ao vídeo:

Telhado Verde e Jardim Vertical

Outra opção interessante são os jardins verticais, que além do aumento da qualidade de vida gerado pelo contato com o verde, diminui a poluição do ar, melhorando a umidade atmosférica e colabora com o isolamento termo acústico.

A cobertura vegetal em muros e paredes dissipa ou consome a energia gerada pelo calor do sol pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do edifício. Os módulos de Jardim Vertical Canguru da Ecotelhado® tem reserva de água, diminuindo a frequência de rega da vegetação.

Jardim Vertical. Image © Ecotelhado

Veja mais sobre os Telhados Verdes e Jardins Verticais aqui.

O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana além de ser ecologicamente sustentável, também é economicamente vantajoso. O investimento no sistema tem retorno em uma média de 2 a 3 anos devido a dois fatores: a economia de água potável em até 70% gerada pela reutilização da água; e a economia de energia em climatização de 40%, devido ao conforto térmico proporcionado pela utilização do Ecotelhado® e da Ecoparede®. Veja mais sobre esse sistema aqui.

Assista ao vídeo:

Sistema Integrado de Reúso de Água

Há muitos outros parâmetros que devemos levar em conta, cada vez mais, desde os materiais, insumos e recursos escolhidos para construção e acabamentos, a organização do canteiro de obras, e até as técnicas construtivas.Para mais informações, clique aqui e veja o post que fizemos sobre a cartilha “Construções e Reformas Particular Sustentáveis”, lançada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Cartilha “Construções e Reformas Particular Sustentáveis”. Image © Ministério do Meio Ambiente

Nós também fizemos um post específico sobre como “Projetar considerando a economia da água”, que você pode rever aqui.

A Ecotelhado®, é uma empresa brasileira que desde sua fundação, em 2005, desenvolve e fornece produtos e serviços criativos e sustentáveis, com o objetivo de diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento populacional, pela falta de planejamento e poluição das grandes cidades.

Entre os principais produtos, estão: telhados verdes, jardins verticais, pavimentos permeáveis, cisternas subterrâneas e tratamento biológico de efluentes.

A Ecotelhado® conta com uma equipe de projetos de arquitetura sustentável especializada em adaptar a tecnologia desenvolvida pela empresa e empregá-la em novos projetos ou reformas de edificações já existentes. Ela também presta serviços para clientes finais e dá consultoria a outros arquitetos interessados na tecnologia.

Para saber mais, acesse: Ecotelhado, e o catálogo de produtos Ecotelhado® em Materials.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis" 30 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769105/solucoes-de-telhado-verdes-para-edificios-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.