Charles e Ray Eames: os designers que moldaram o curso do modernismo

Charles (17 de junho de 1097) e Ray Eames (15 de dezembro de 1912) são conhecidos por sua colaboração pessoal e artística e por seus projetos de mobiliário inovadores que ajudaram a definir o modernismo. Seu estúdio desenvolveu uma grande variedade de trabalhos, de projetos expográficos ao desenho de móveis, casas, monumentos e até mesmo brinquedos. Juntos, desenvolveram novos processos de produção para tirar proveito dos materiais e tecnologias da época, buscando produzir objetos cotidianos de alta qualidade a um custo acessível. Muitos de seus projetos de mobiliário são considerados clássicos contemporâneos, particularmente a Eames Lounge e as Shell Chairs, ao passo que a Casa Eames é tida como uma obra seminal da arquitetura moderna.

Charles e Ray Eames: os designers que moldaram o curso do modernismo - Imagem 2 de 6
© Heinz Bunse, CC BY-SA 2.0. Image"Charles & Ray Eames. The Power of Design" Exhibition (2017-2018) in the Vitra Design Museum

Charles Eames começou a estudar arquitetura após ser contemplado com uma bolsa de estudos na Washington University em St. Louis, sua cidade natal. No entanto, após apenas dois anos na universidade, largou os estudos, em parte devido ao método de ensino empregado na escola. Pouco tempo depois, Eames abriu um estúdio juntamente com Charles Gray e em seguida incorporou Walter Pauley ao grupo. Em 1938, Eames aceitou o convite de Eliel Saarinen para estudar na Art Academy em Cranbrook, Michigan, onde posteriormente se tornaria chefe do departamento de design industrial.

Apelidada de Ray-Ray por seus familiares, Bernice Alexandra Kaiser nasceu em Sacramento, Califórnia. Seu talento artístico era percebido desde a infância, assim, após o ensino médio, Ray deixou a Califórnia para estudar em Nova Iorque com Hans Hofmann, artista da corrente expressionista alemã. Em seguida, foi estudar na Art Academy em Cranbrook, onde Charles lecionava. Charles se divorciou de sua primeira esposa e se casou com Ray em 1941 logo antes de se mudarem para o sul da Califórnia, onde abriram seu famoso estúdio.

Charles e Ray Eames: os designers que moldaram o curso do modernismo - Imagem 3 de 6
Eames House / Charles & Ray Eames. Imagem © Stephanie Braconnier / Shutterstock

Um dos primeiros trabalhos que desenvolveram foi a produção de talas para pernas e macas para o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial – uma oportunidade para experimentarem técnicas de produção com madeira laminada que, posteriormente, lhes foram úteis para a criação de algumas de suas peças de mobiliário mais famosas. Seus projetos de alumínio fundido, plástico reforçado com fibra de vidro, tela de arame e madeira laminada foram comercializados pela empresa Herman Miller e renderam ao estúdio reconhecimento internacional.

Charles e Ray Eames: os designers que moldaram o curso do modernismo - Imagem 5 de 6
© smow blog, CC BY 2.0. ImageLa Chaise (1948), furniture designed by Charles and Ray Eames

Após o súbito falecimento de Charles em 1978, o estúdio foi fechado e Ray passou a se dedicar a organizar e inventariar toda a produção do casal, além de colaborar na produção de diversos livros sobre os projetos desenvolvidos pelo estúdio. Curiosamente, Ray faleceu no mesmo dia que Charles, exatamente dez anos depois. A importância da dupla para o design permanece presente até os dias de hoje.

Abaixo, reunimos uma seleção de vídeos sobre os Eames ou feitos pelo próprio casal.

Filmes de Charles & Ray Eames

Produção das cadeiras

O casal

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Charles e Ray Eames: os designers que moldaram o curso do modernismo" [Charles and Ray Eames: The Designers Who Shaped the Course of Modernism] 17 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768737/em-foco-charles-e-ray-eames> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.