Vídeo: “Architectura modernista em S. Paulo” mostra a inauguração da Casa da Rua Itápolis de Gregori Warchavchik

Pesquisadores do acervo da FAU/USP acabam de recuperar o documentário “Architectura modernista em S. Paulo”, em que Mário de Andrade aparece. O curta em preto e branco, silencioso, apresenta a inauguração da Casa Modernista da Rua Itápolis, do arquiteto Gregori Warchavchik, em 1930.

O registro audiovisual é um documento importante para a história da arquitetura moderna brasileira, bem como um pequeno retrato da elite cultural paulistana da década de 30. Entre as personalidades mostradas no filme, vemos o escritor Mário de Andrade: algo raro pois, apesar de existir uma grande coleção de fotografias do artista, não há outro registro de imagem em movimento do poeta.

O filme pertence ao acervo da Biblioteca da FAU/USP e o processamento foi realizado pelo VIDEOFAU.

FICHA TÉCNICA DO FILME

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: “Architectura modernista em S. Paulo” mostra a inauguração da Casa da Rua Itápolis de Gregori Warchavchik" 21 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768718/video-architectura-modernista-em-s-paulo-mostra-a-inauguracao-da-casa-da-rua-itapolis-de-gregori-warchavchik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.