Itaú Cultural promove a “Ocupação Vilanova Artigas” em homenagem ao centenário do arquiteto

O que significa pensar a arquitetura a partir de uma ótica humanista? O trabalho e a vida de João Batista Vilanova Artigas são uma resposta a essa pergunta. Alinhado à comemoração do seu centenário de nascimento, o programa Ocupação, que acontece entre 24 de junho e 9 de agosto no Itaú Cultural, em São Paulo, coloca em foto a trajetória do arquiteto.

Essencial para o urbanismo brasileiro e prestigiado internacionalmente, Artigas tinha como base a convicção de que a arquitetura tem uma função social e de que a profissão nasce do vínculo entre arte e técnica – um projeto, um “desenho”, é tanto funcional quanto expressivo. Além disso, preocupava-se com a integração das construções com a cidade – não deveriam se isolar, mas dialogar com ela.

Engajado, era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Por essa atuação, foi exilado pela ditadura de 1964 e perdeu o cargo de professor na Universidade de São Paulo (USP). Homem da cultura, participou da fundação e da organização de instituições como o Museu de Arte Moderna (MAM) e a seção paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP). Educador, defendia – quando o curso ainda era ligado ao de engenharia – uma formação específica e multidisciplinar para o aluno de arquitetura.

Encontros e 43 projetos em livro

A exposição reúne desenhos, plantas e manuscritos originais do arquiteto. Vídeos e documentos de época contextualizam o seu percurso e oferecem um panorama da sua produção arquitetônica. Na programação paralela, ocorrem ainda encontros, lançamento de livros e eventos dedicados a crianças e a toda a família.

Os encontros acontecem às quartas, sempre às 20h. Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha – em 1º de julho – e Nabil Bonduki – em 8 de julho – tratam dos aspectos principais do pensamento de Artigas. No dia 22 de julho o desenhista Luiz Gê – que também é formado em arquitetura – conversa sobre as relações entre essa área e os quadrinhos. Já em 29 de julho, o músico Jorge Mautner relembra a convivência com o homenageado desta Ocupação.

No dia 1º, também será realizado o lançamento do livro Vilanova Artigas, de Rosa Artigas, filha do arquiteto, e Marco Artigas, o seu neto. A obra analisa 43 projetos – entre construídos e inéditos – que permitem uma discussão de fôlego a respeito do percurso de Artigas, com base em cinco anos de pesquisa no acervo do autor.

O sábado de 11 de julho conta com outro lançamento: o infantil A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz. Os autores criaram uma narrativa sobre desenhos que Artigas fazia para os seus netos, inventando histórias com eles e incentivando-os a criar figuras também. O evento começa às 14h30, com uma contação de histórias baseada na obra, feita pela atriz Ana Luísa Lacombe, e segue até as 16h.

No mesmo dia, ocorre por fim a oficina Casa de Ideias – Desenhos Artigas, na qual as crianças farão um brinquedo baseado nos desenhos infantis usando madeira, plástico, motores, fios, botões e outros materiais. São 40 vagas, com inscrições a partir das 13h30. A atividade será realizada das 14h às 15h30.

OCUPAÇÃO VILANOVA ARTIGAS

  • Visitação: quarta 24 de junho a domingo 9 de agosto
    terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
    sábado, domingo e feriado 11h às 20h
  • Local: Itaú Cultural
  • Endereço: Avenida Paulista, 149 - São Paulo-SP

Debates (sempre às 20h)

  • Paulo Mendes da Rocha
    quarta 1 de julho

  • Nabil Bonduki
    quarta 8 de julho

  • Luiz Gê
    quarta 22 de julho

  • Jorge Mautner
    quarta 29 de julho

Lançamentos

  • Vilanova Artigas, de Rosa e Marco Artigas
    quarta 1 de julho, às 20h
  • A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz
    com contação de histórias por Ana Luísa Lacombe
    sábado 11 de julho
    às 14h30

Oficina Casa de Ideias – Desenhos Artigas

sábado 11 de julho, das 14h às 15h30
40 vagas – Inscrições com meia hora de antecedência

Via Itaú Cultural

  • Título

    Ocupação Vilanova Artigas
  • Website

  • Organizadores

  • De

    24 de Junho de 2015 03:38 PM
  • Até

    09 de Agosto de 2015 03:38 PM
  • Onde

    Itaú Cultural
  • Endereço

    Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Itaú Cultural promove a “Ocupação Vilanova Artigas” em homenagem ao centenário do arquiteto" 14 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768386/itau-cultural-promove-a-ocupacao-vilanova-artigas-em-homenagem-ao-centenario-do-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.