Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Imagem 2 de 17Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Imagem 3 de 17Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Mesa, CadeiraFurnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Jardim, Aido, PátioFurnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Mais Imagens+ 12

Furnas, Portugal
  • Cliente: DHM - Discovery Hotel Mangement
  • Operador Dhm: Discovery Hotel Management
  • Valências: 55 quartos, restaurante, bar, salas de reunião, piscina termal dinâmica, centro de fitness, spa (10 salas de tratamentos incluindo hidromassagem, floatbed, duche vichy, entre outros)
  • Arquitetura: Saraiva + Associados
  • Interiores: Nini Andrade Silva
  • Cidade: Furnas
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Janela, Floresta, Jardim
© Nick Bayntun

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto do Furnas Boutique Hotel Thermal & Spa é da responsabilidade da Saraiva + Associados, autoria do arquitecto Miguel Saraiva e design de interiores com assinatura de Nini Andrade Silva.

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Janela
© Nick Bayntun

Tendo como grande desafio a manutenção da traça original do Antigo Centro Termal das Furnas, o projeto arquitetônico privilegiou a ampliação do edifício recorrendo a uma estrutura metálica neutra (cor cinza antracite) preenchida nos seus vazios com grandes planos de vidro.

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Imagem 2 de 17
© Nick Bayntun

O conceito desenvolvido ao nível dos interiores ganhou forma a partir do contexto territorial em que o Hotel se implanta. Pretendemos enfatizar a beleza da natureza envolvente através de uma palete cromática e de soluções estéticas e de design que potenciam uma viagem através do património histórico, cultural e natural da Ilha de São Miguel, com evidente destaque para o centro termal das Furnas. Recorremos a tonalidades como o branco simbolizando a luz e os vapores das águas termais de origem vulcânica; o castanho que marca a força da terra e ainda o verde e azul que simbolizam, por sua vez, a natureza verdejante de toda a Ilha e o grande oceano Atlântico.

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Imagem 3 de 17
© Nick Bayntun

Na zona da recepção do Hotel, uma fotografia de enormes proporções original do fotógrafo inglês Nickolas Bayntun, reflete com igual dramatismo e realismo a beleza da queda de água do Salto do Fogo, existente no trilho pedestre do Sanguinho. Na entrada principal, o elemento natureza ganha de imediato ênfase, transmitindo de forma inusitada a importância que o mesmo assume quer no conceito, quer ao nível dos serviços oferecidos.

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Prateleira, Mesa, Cadeira
© Nick Bayntun

Produtos típicos da região e elementos característicos da cultura e do patrimônio açoriano, tais como peças antigas, são agora integrados no projeto de design de interiores, conferindo ao espaço genuinidade e a sensação descontraída de home-feeling. A importância da história da gente açoriana e o protagonismo que a emigração para as Américas cedo assumiu na sociedade local, encontra-se relatada através de objetos recuperados, como baús de viagem ou frases que nos transportam no tempo e na vontade expressa que estas pessoas tinham em "fazer acontecer" um futuro melhor. O chamamento à terra, o realizar de sonhos e a crença num futuro melhor fundem-se numa metáfora figurativa representada por uma linha vermelha que simboliza uma homenagem a um povo que sempre trabalhou e lutou pelo concretizar dos seus sonhos. Esteticamente, destacamos o contraste marcante entre peças de design contemporâneo e vintage, que conferem ao espaço uma elegância despretensiosa pontuada por histórias que desafiam as memórias do passado e o conforto do presente. As centenas de velas espalhadas por todo o hotel transformam o ambiente em algo quase mágico.

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Mesa, Cadeira
© Nick Bayntun

O restaurante "À Terra", foi projetado com o principal objetivo de transmitir uma forte ligação entre o interior e o seu exterior, numa espécie de prolongamento de ambos os espaços. De ambiente igualmente descontraído em alusão ao conceito pretendido, pensamos o espaço como um todo, recorrendo a elementos diferenciadores e de carácter genuíno que resultam numa atmosfera de dimensão poética catalisadora de sensações. Com um conceito ligado à culinária confeccionada em forno, a cozinha deste restaurante viverá em torno deste elemento, destacando-se as grandes mesas corridas que permitem aos hóspedes interação e partilha de experiências e as estruturas em forma de "pipa" transformando os sideboards. O restaurante acolhe igualmente a zona para pequenos almoços.

Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva - Jardim, Aido, Pátio
© Nick Bayntun

O SPA assume natural destaque e foi desenhado com a intenção direta de proporcionar aos clientes a relação entre os recursos naturais envolventes e o conceito desenvolvido ao nível do design de interiores. O equilíbrio entre o interior e o exterior é alcançado através da seleção de materiais e acabamentos com texturas e tonalidades Cinza e branco e neutras, havendo uma alusão direta às pedras vulcânicas das Furnas.

Planta Geral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9675 Furnas, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Furnas Boutique Hotel Thermal / Saraiva + Associados + Nini Andrade Silva" 09 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768203/furnas-boutique-hotel-thermal-saraiva-plus-associados-plus-nini-andrade-silva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.