Arte e Arquitetura: Apartament House, uma colorida e geométrica forma de restaurar uma casa

Apartament House se trata de um projeto de reforma de uma típica casa unifamiliar para os pais e duas filhas, com dois pavimentos e oito ambientes pequenos, na zona urbana de Tóquio, Japão. Mais da metade destes antigos ambientes estavam vazios e o proprietário queria demolir a casa existente para então construir a sua. O estúdio de arquitetura de Kazuyasu Kochi se propôs a renovar este edifício existente ao invés de sua demolição, mas de maneira não convencional.

Inspirado no cubismo, e no estilo de Gordon Matta Clark, os recortes, cores, texturas, materiais, geometria e os planos foram os elementos que definiram a arquitetura.

Conheça mais detalhes desta interessante forma de restauração a seguir.

Arte e Arquitetura: Apartament House, uma colorida e geométrica forma de restaurar uma casa - Mais Imagens+ 8

Descrição do arquiteto: "O êxodo do Japão começou a dez anos atrás. O número de alojamentos familiares também diminuiu. Arrisco dizer que as pessoas, teoricamente podem ter mais espaço em suas residências. O tempo em que japoneses viviam em casas pequenas passou.

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Existe uma mudança em dividir o espaço limitado para muitas pessoas para unir espaços divididos para menos pessoas. Ainda sim, os clientes em geral tendem a dividir a casa em muitos quartos. Imagino uma nova casa, que está bem equilibrada na divisão e na união dos espaços no interior. Aqui, o ato da divisão coexiste com o ato da união. O resultado será um espaço interno dinâmico e complexo, que proporciona a experiência de estar em todos os espaços, sem perder o sentido de recolher em um deles.

Planta Baixa. Imagem Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Neste projeto chamado "Apartment-House", minha ambição foi criar uma alta densidade e riqueza de diversos cenários nesta pequena arquitetura.

Comecei cortando de modo a abrir um buraco dentro do apartamento para conectar oito ambientes diferentes. O edifício atual segue um reticulado 3D rígido, que consiste em paredes e pisos que dividem sistematicamente o espaço interno em oito. 

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Cortei formas 2D (triângulos ou quadriláteros) a partir deste sistema em rede. Como regra geral, decidi que estas formas 2D não deveriam seguir a modulação 3D. Por exemplo, uma forma de triângulo foi feita para atravessar a modulação entre o primeiro e segundo andar, e posicionados para além do plano de coordenadas X e Y. Cada um dos oito ambientes está na grade 3D, mas não as formas 2D.

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Utilizei diferentes cores vivas de acordo com o 'teorema das quatro cores' para cada forma bidimensional, que não está seguindo a modulação, para enfatizar a presença. Quando nos encontramos no interior, podemos encontrar dois tipos diferentes de profundidades (assim como em vistas em perspectiva) no mesmo espaço. 

Fachada. Imagem Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

O resultado deste processo mostrou certa profundidade diferente do espaço, que me lembrava uma imagem do cubismo, que possui a distorção da perspectiva entre 2D e 3D. Podemos ver a paisagem, em que triângulos e quadriláteros se encontram, se sobrepõem e se cruzam, criando diversidade de espaços em um só lugar.

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

A arquitetura não pode escapar do sistema da rede 3D, assim como também nas pinturas não podem escapar das formas 2D. Na história da arte, o cubismo encontrou uma profundidade emergente do espaço em suas pinturas bidimensionais. Do mesmo modo, poderia a arquitetura descobrir a profundidade emergente no espaço tridimensional?

Arquitetura: Kazuyasu Kochi / Kochi Architect's Studio
Localização: Chiba, Japão
Ano do Projeto: Março, 2014
Área Terreno: 198.35 m²
Área Construída: 99.37 m²
Área em planta: 177.31 m²
Engenharia Estrutural: Yukihiro Kato / MI+D architectural laboratory
Construção: Sugimoto Group

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Apartament House, uma colorida e geométrica forma de restaurar uma casa" [Arte y Arquitectura: Apartament House, una colorida y geométrica forma de restaurar una casa] 14 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768010/arte-e-arquitetura-apartament-house-uma-colorida-e-geometrica-forma-de-restaurar-uma-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.