ADEPT e Mandaworks criam masterplan para o porto de Estocolmo

Os escritórios ADEPT e Mandaworks foram selecionados como vencedores de um concurso de projeto para o desenvolvimento urbano da região de Kolkajen-Ropsten, no Porto Real de Estocolmo. Apelidado de "Royal Neighbour", o masterplan propõe a criação de mais de 12 mil novas unidades habitacionais, proporcionará 35 mil empregos nas próximas duas décadas, e cria uma nova área cultural para a cidade.

ADEPT e Mandaworks criam masterplan para o porto de Estocolmo - Mais Imagens+ 4

Cortesia de ADEPT/Mandaworks

Kolkajen e Ropsten se situam ao longo do principal porto industrial e desempenharam, anteriormente, importantes papéis na administração, armazenamento e processamento do carvão. O Royal Neighbour divide a área em três regiões distintas e pretende modernizar o antigo porto, explorando as condições atuais do local.

Terraços de frente para a orla. Cortesia de ADEPT/Mandaworks

A região norte do masterplan, conhecida como Kolkajen’s Balcony, abrigará uma série de áreas públicas - incluindo terraços e espaços de recreação - ao longo de um eixo central. Através da organização desses espaços serão criadas perspectivas para as estruturas históricas, para as atividades culturais e para a orla do rio, celebrando as diversas qualidades do lugar.

Vista para o canal. Cortesia de ADEPT/Mandaworks

O Ropsten Plateau, por sua vez, receberá as funções de comércio e transporte. Organizado ao longo de uma grelha rígida, essa parte do projeto tem um programa bastante denso, com 70 mil metros quadrados de escritórios, hotéis, shopping centers e um hub de transporte que estabelece uma forte presença e abastece a atmosfera urbana.

Cortesia de ADEPT/Mandaworks

A organização urbana de Royal Neighbour permite uma mistura de tipologias construtivas: edificações residenciais de quatro pavimentos ocuparão a região em torno dos parques e canais, ao passo que torres de 18 pavimentos otimizarão a orla.

A primeira etapa da construção está prevista para iniciar em 2017.

  • Prêmio

    Primeiro lugar
  • Projeto

    Royal Neighbour
  • Arquitetos

  • Localização

    Estocolmo, Suécia
  • Colaboradores

    WSP
  • Cliente

    Prefeitura de Estocolmo
  • Área

    180.000 m²
  • Ano do projeto

    2035
  • Fotografias

    Cortesia de ADEPT/Mandaworks

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estocolmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Giermann, Holly. "ADEPT e Mandaworks criam masterplan para o porto de Estocolmo" [ADEPT and Mandaworks Design Masterplan for Stockholm’s Royal Seaport] 05 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767870/adept-e-mandaworks-criam-masterplan-para-o-porto-de-estocolmo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.