Casa das Peneiras / Francisco Cadau

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 2 de 25Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 3 de 25Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 4 de 25Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 5 de 25Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Mais Imagens+ 20

Campana, Argentina
  • Arquitetos: Francisco Cadau
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2003
  • Colaborador: Emiliano Gonzalez
  • Estrutura: Francisco Cadau oficina de arquitectura
  • Direção De Obra: Francisco Cadau
  • Cidade: Campana
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 10 de 25
Cortesia de Francisco Cadau oficina de arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é desenvolvido num lote de frente ao sul e com jardim no centro da quadra.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 8 de 25
© Gustavo Sosa Pinilla

O terreno está localizado próximo à avenida Rivadavia, eixo principal da cidade e, a esta altura, uma área caracterizada por escolas e comércios durante o dia e por locais de entretenimento pela noite.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 4 de 25
© Gustavo Sosa Pinilla

O edifício do antigo cinema, que se destaca como uma referência na cidade, faz fronteira com o terreno na sua extremidade. Em seus doze metros de parede, sobe um jardim com uma videira e redefine os limites existentes para o pátio.

Em casa, na rua, uma série de "peneiras" suavizam a luz, os ventos e filtram o ruído e os pontos de vista, mediando a relação com o espaço público.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 12 de 25
Cortesia de Francisco Cadau oficina de arquitectura

As peneiras, feitas de tijolo, sobem para a altura do deck superior, materializando os limites do pátio, enquanto se emparelha com a escala do antigo cinema.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 13 de 25
© Gustavo Sosa Pinilla

Dentro do pátio, o estúdio-escada suspenso qualifica seu espaço circundante, organizando entradas e sugerindo um passeio do vazio no interior. A relação entre o volume e o perímetro de peneiras virtualiza uma sucessão de locais dentro do espaço contínuo do pátio que se comunica com o jardim através de um espaço semi-coberto de cruzamento.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 19 de 25
Corte

A estrutura é feita de perfis padronizados compostos, que retoma a experiência das casas de Brown.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 2 de 25
Cortesia de Francisco Cadau oficina de arquitectura

As peneiras continuam nas empenas e reaparecem no jardim, nas laterais da galeria e terraço, formando um envelope contínuo com variações de densidade.

Casa das Peneiras / Francisco Cadau - Imagem 9 de 25
Cortesia de Francisco Cadau oficina de arquitectura

Uma vez dentro do envelope de tijolo, o sistema de aberturas e painéis de madeira compensada resolvem simultaneamente divisórias interiores, mobiliário, estrutura do telhado, e dá encerramento para o interior do jardim e do quintal frontal.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Peneiras / Francisco Cadau" [House of Sieves / Francisco Cadau] 02 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767773/casa-das-peneiras-francisco-cadau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.