Arranjos de Superfície do Parque de Estacionamento da Praça D. Diogo de Menezes / Miguel Arruda Arquitectos Associados

Arranjos de Superfície do Parque de Estacionamento da Praça D. Diogo de Menezes / Miguel Arruda Arquitectos Associados - Mais Imagens+ 43

  • Coordenação: Pedro Nogueira Arq., Pedro Pereira Arq
  • Acessoria Técnica: Secil Outão, Eng. Ângela Nunes
  • Construtor: Mota-Engil - Engenharia, Técnico Responsável Eng. Ricardo Maçarico
  • Equipamentos Elétricos: Phillips Portuguesa, S.A.
  • Promotor: Marcascais - Soc. Concessionária da Marina de Cascais, S.A.
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto de Arranjos de Superfície do Parque de Estacionamento da Praça D. Diogo de Menezes em Cascais, compreende o tratamento da laje de cobertura e dos volumes salientes dos acessos verticais ao seu interior.

© Fernando Guerra | FG+SG

Foram conceitualmente consideradas duas questões à partida:

a. A necessidade da valorização da leitura pétrica da muralha da fortaleza, no período diurno e noturno;
b. O facto de Cascais, sob o ponto de vista Urbanístico, não dispor de grandes espaços exteriores com vocação explícita de Praça.

Detalhe

A resposta a estas duas questões implicou a opção por um material de revestimento (betão branco) para a superfície da praça que, pela sua homogeneidade e ausência de coloração, pudesse pôr em destaque a verdade construtiva das muralhas, disponibilizando ao nível da sua superfície um espaço suficientemente amplo e também ele neutro, a fim de poder albergar todo o tipo de eventos.

© Fernando Guerra | FG+SG

As diferenças altimétricas entre o início do Parque junto ao Largo da Assunção e o seu final junto à Casa da Stª Maria, obrigaram a uma movimentação de planos que por um lado desconstroem a superfície-praça e por outro, respondendo às acessibilidades necessárias, disponibilizam dois espaços-percurso.

Detalhe

Conscientes de que a luz constitui hoje, um elemento decisório ao nível da composição arquitetônica, nomeadamente quando se tratam de edifícios ou construções de inserção urbana relevante, houve um especial cuidado com o tratamento lumínico quer da superfície da muralha, quer da superfície da praça, quer ainda das caixas de acesso verticais que assumem colorações diferenciadas. Sempre com o intuito de valorizar a referida superfície e de não perturbar a superfície da praça, optou-se por se recusar a colocação de candeeiros, substituídos por um desenho lumínico à superfície que procura recuperar a imagem dos traçados dos mapas quinhentistas de navegação.

© Fernando Guerra | FG+SG

Procurando sempre atingir a máxima polivalência de utilização, o pavimento da praça está infra-estruturado de forma a poder responder em termos de redes de energia e água a um conjunto amplo de utilizações que lhe confiram a abrangência de usos pretendida.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arranjos de Superfície do Parque de Estacionamento da Praça D. Diogo de Menezes / Miguel Arruda Arquitectos Associados" [SURFACE TREATMENT OF CAR PARKING IN D. DIOGO DE MENEZES SQUARE / Miguel Arruda Arquitectos Associados] 01 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767755/arranjos-de-superficie-do-parque-de-estacionamento-da-praca-d-diogo-de-menezes-miguel-arruda-arquitectos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.