Em foco: Frei Otto

© Ingenhoven und Partner Architekten, Düsseldorf

Frei Otto (31/5/1925 - 9/3/2015) foi um arquiteto e engenheiro alemão conhecido por suas inovações em estruturas leves e tensionadas. Logo após eu falecimento em 2015, foi laureado com o Prêmio Pritzker e antes disso, em 2006, foi homenageado com a RIBA Royal Gold Medal. Muitas de suas pesquisas em estruturas tensionadas são tão relevantes hoje quanto eram 60 anos atrás, e seu trabalho continua a influenciar arquitetos e engenheiros de diversas partes do mundo.

Em foco: Frei Otto - Mais Imagens+ 6

Em várias frentes Otto foi muito além de seu tempo, vislumbrando novos meios de usar o mínimo de material e energia para criar espaço, abordando a sustentabilidade muito antes do termo ser empregado na arquitetura. Seu interesse em expandir os limites da disciplina é evidente em sua fascinação pela experimentação quando fala que precisamos compreender os "processos físicos, biológicos e técnicos que dão origem aos objetos."

Aviário do Zoológico de Munique. Image © Atelier Frei Otto Warmbronn

Um ponto importante na carreira de Otto foi o projeto para o Pavilhão Alemão na Exposição Mundial de Montreal em 1967. Esse trabalho demonstra a importância cada vez maior da tecnologia, da pré-fabricação e da produção em massa na arquitetura e, pela primeira vez, atraiu atenção mundial para suas estruturas tensionadas.

Tenda do Clube Diplomático. Imagem © Atelier Frei Otto Warmbronn

Talvez seu trabalho mais conhecido, o Estádio Olímpico de Munique de 1972 é outro exemplo de como Otto empregou suas lições sobre estruturas tensionadas. A estrutura ondulante, em contraste com o estádio que a precedeu, tinha como objetivo apresentar uma face diferente e mais suave da Alemanha. Quase 40 anos após sua conclusão, a estrutura permanece de pé, inspirando os visitantes da mesma forma que fez nos Jogos Olímpicos de 1972.

Instituto para Estruturas Leves. Image © Atelier Frei Otto Warmbronn

Frei Otto é lembrado também por ter trabalhado em colaboração com outro vencedor do Prêmio Pritzker, Shigeru Ban, no Pavilhão do Japão para a Expo 2000 em Hannover, e por sempre trabalhar em conjunto com equipes multidisciplinares. Talvez mais importante, Otto sempre contribuiu com a riqueza do conhecimento estrutural e técnico, e continua (e continuará) inspirando as futuras gerações de arquitetos, engenheiros e construtores.

Pavilhão Japonês, Expo 2000. Imagem © Atelier Frei Otto Warmbronn

.

Em foco: Frei Otto - Mais Imagens+ 6

Frei Otto Posthumously Named 2015 Pritzker Laureate

Twitter Critics React to Frei Otto's Posthumous Pritzker

Architects' Reactions to Frei Otto's Pritzker Prize Win

12 Things You Didn't Know About Pritzker Laureate Frei Otto

Frei Otto and the Importance of Experimentation in Architecture

Video: Frei Otto Experimenting with Soap Bubbles

Spanning the Future: A Documentary About the Life and Work of Frei Otto

Video: Olympiapark München / Frei Otto

Video: Frei Otto's German Pavilion at Expo 67

Sobre este autor
Cita: Rawn, Evan. "Em foco: Frei Otto" [Spotlight: Frei Otto] 31 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767684/em-foco-frei-otto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.