Rio Academy traz Jaime Lerner, o responsável pela transformação de Curitiba

O Fórum de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy não para de despertar interesse e de receber apoio de profissionais e instituições. Não é para menos. A estruturação do evento, norteada pela legenda Observe, Aprenda, Produza, configura o Fórum como importante parceiro na busca da sustentabilidade da vida cotidiana nas grandes cidades. Estimula arquitetos, urbanistas e designers a participarem ativamente do redesenho de sua cidade, integrando sua experiência de cidadãos à sua expertise do exercício profissional. Esses profissionais são, hoje, universalmente apontados como destacado segmento capaz de contribuir significativamente com a reconcepção de nossas cidades, uma tarefa urgente.

E o Rio Academy, acima de tudo, coloca a disposição deste projeto profissionais como os Pritzker Paulo Mendes da Rocha e Christian de Portzamparc, e do peso de Alejandro Aravena, Giancarlo Mazzanti, Elizabeth de Portzamparc, os escritórios Triptyque, BIG e OMA. Agora foi a vez de Jaime Lerner confirmar sua presença no Rio Academy, dia 21 de julho.

Nada mais adequado para a proposta do Fórum do Rio Academy. "Minha experiência profissional me ensinou que cidade não é problema, cidade é solução”, diz Jaime Lerner, convocando-nos a trocar nossas lentes pessimistas e focar no incrível potencial transformador das cidades - e também dos arquitetos, urbanistas e designers.

A cidade de Curitiba transformou-se de tal modo nos três mandatos de prefeito e de governador deste arquiteto e urbanista, que se tornou referência nacional e internacional em planejamento urbano. Como se não bastasse, Lerner promoveu também importantes transformações no espírito da população, promovendo a auto-estima e a solidariedade dos encontros humanos.

Sob a liderança de Lerner, sua competente equipe projetou novo plano piloto para a cidade, integrando o uso do solo e o transporte, explorando a visão de uma cidade sustentável e conectada. Para implementar essa visão, criou aquilo que veio a ser chamado de BRT (Bus Rapid Transit), ampliou espaços verdes e conduziu, de maneira pioneira, esforços de reciclagem e de educação para o meio ambiente. A ideia de Lerner defende que o transporte deveria ser, simultaneamente, eficiente, acessível e sustentável, contribuindo para cidades orientadas pela saúde e pela coletividade.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Rio Academy traz Jaime Lerner, o responsável pela transformação de Curitiba" 31 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767678/rio-academy-traz-jaime-lerner-o-realizador-de-sonhos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.