Escola Técnica Las Nieves / WRL Arquitectos

© Pablo Casals-Aguirre
  • Arquitetos: WRL Arquitectos; WRL Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5800

Escola Técnica Las Nieves / WRL Arquitectos - Mais Imagens+ 31

  • Construtora: Ricardo Rodriguez y Cia Ltda.
  • Engenheiro: Antonio Medina Guajardo
  • Cliente: Sociedad Protectora de la Infancia
  • Arquitetos Encarregados: Francisco León Ross, Alicia Ross Amunategui, Tomás Weisser Mengdehl
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto corresponde à reconstrução de um edifício de valor histórico patrimonial.

Ele é parte da infraestrutura educacional que a Protectora De La Infancia possui na Comuna de Puente Alto, em Santiago, para acolher a menores em situação de risco e extrema pobreza.

© Pablo Casals-Aguirre

O edifício faz parte de um conjunto de Arquitetura Moderna dos anos 30-40 que sofreu graves danos com o terremoto de 2010.

Planta Cota +0.0 m

Era necessário repor a capacidade operacional da escola para 800 alunos, destruída pelo terremoto, e modernizar instalações antigas. Assim, pretende-se deixar a infraestrutura em sintonia com as novas necessidades educativas para a escola do século XXI.

A intervenção pressupôs duas frentes de projetos paralelos:

1. Reparação estrutural, adaptação e remodelação do antigo edifício, de acordo com os regulamentos atuais para educacionais. Após um sério estudo de engenharia, determina-se que cerca de 30% do edifício deveria ser demolido para, então, ser reconstruído. Os outros 70%  seriam objeto de reparação estrutural intensivo baseado na inserção de um novo endoesqueleto de concreto armado.

2. A reconstrução da infraestrutura que teve de ser demolida. Isto significou a construção de dois novos pavilhões, incorporando a materialidade contemporânea com concreto, aço estrutural aparente e divisórias de vidro.

© Pablo Casals-Aguirre

Alguns temas importantes foram levados em consideração nestas duas frentes simultâneas de trabalho:

-Em relação a Reformas: Foi decidido que todos os novos elementos estruturais que são inseridos serão em concreto armado aparente, a fim de mostrar os pontos de intervenção.

© Pablo Casals-Aguirre

- Em relação à distribuição de Programa: no antigo edifício, foi decidido que se agruparia o programa administrativo, que exige recintos de divisão, para que você possa inserir um número maior de paredes estruturais de apoio, tal como exigido pelos engenheiros calculistas.

- Quanto à demolição e construção nova: optou-se pela demolição dos três pavilhões perpendiculares ao corpo principal do edifício antigo, danificados em suas estruturas.

© Pablo Casals-Aguirre

Dos 3, apenas foram reconstruídos os dois pavilhões nos extremos.

Estes dois novos pavilhões formariam a nova praça central, mantendo a forma do antigo conjunto e seriam, ainda, a fachada exterior do Campus.

Corte Elevação Oeste

Os novos pavilhões que contêm as salas de aula e nos níveis inferiores, que se estendem para fora através dos pátios, são alojadas ateliês especializados e uma biblioteca.

As fachadas dos dois volumes são desenhadas de forma singular, aberta e transparente em relação ao pátio central.

Aproveitando-se da encosta e da necessidade de manter o nível do piso principal que se conecta ao edifício existente, consideramos este novo Nível Base, adotando o declive e, assim, ganhando um andar extra para o novo edifício. Este andar cria uma transparência da praça para fora e levanta o edifício do chão.

© Pablo Casals-Aguirre

Um desafio adicional neste projeto foi que a Busca de Financiamento fazia parte da comissão, como a instituição de apoio que mantém esta escola em Puente Alto há 40 anos, não tinha fundos para a reconstrução.

Foi necessário trabalhar no projeto de tal forma que ele fosse possível para se candidatar a fundos de concorrência MINEDUC, para obter um terço do financiamento, o resto tinha de ser levantado a partir de doadores privados.

© Pablo Casals-Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Concha Y Toro 2188, Puente Alto, Região Metropolitana de Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Técnica Las Nieves / WRL Arquitectos" [Colegio Técnico Las Nieves / WRL Arquitectos] 28 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767364/las-nieves-technical-school-wrl-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.