Biblioteca Infantil CALS / Polk Stanley Wilcox Architects

Biblioteca Infantil CALS / Polk Stanley Wilcox Architects - Mais Imagens+ 30

  • Diretor De Projeto: Reese Rowland, FAIA
  • Arquiteto: Mandy Breckenridge, AIA
  • Coordenação Leed: Dustin Davis, Laura Stanley, AIA
  • Diretor De Gerenciamento: Joe Stanley, AIA
  • Diretor Da Obra: Jim Thacker
  • Design De Inteiores: Julie Grisham Interiors
  • Engenharia Estrutural: Engineering Consultants, Inc.
  • Engenharia De Serviços: TME, Inc.
  • Paisagismo: Landscape Architecture, Inc., Ecological Design Group
  • Engenharia Civil: McClelland Engineers
  • Cliente: Viridian
  • Construtora: East Harding Construction
  • Custo De Construção: $9.3 milhões
  • Custo Por M2: $260.00 / edificação e terreno, incluindo áreas úmidas, pontes e açudes
  • Cidade: Little Rock
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© Tim Hursley

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conhecido como um "centro de aprendizagem de apoio integrado na comunidade", esta biblioteca oferece não somente livros, mas também um espaço para performances, uma cozinha, um jardim de inverno e uma horta. 

© Tim Hursley

O desafio do projeto foi criar um parque infantil sem equipamento, onde a natureza e a imaginação criam grandes aventuras em uma paisagem natural de seis hectares no coração da cidade. 

© Tim Hursley

Uma oficina feita com as crianças descobriu um resultado surpreendente: seus principais desejos não eram os últimos jogos de videogame.. estavam preocupados com a alimentação - queriam aprender a se alimentar. As crianças também queriam um lugar que fosse inspirador e cheio de luz natural, mas que ao mesmo tempo se sentissem seguros e protegidos. Elas queriam um lugar que estivesse "além das expectativas".

© Tim Hursley

O local tornou-se uma experiência educativa, com enfase no ensino prático de habilidades como jardinagem e preparação de comida. A inspiração da arquitetura está baseada nas lembranças de muitos residentes de Arkansas, que cresceram em áreas rurais onde os pátios eram, na verdade, plantações, celeiros, galpões e fortalezas construídas por suas próprias mãos - algo que as crianças da cidade raramente vivem.

A biblioteca atua como uma grande cobertura no bosque: seu teto se levanta ao céu abrigando espaços que se abrem visualmente ao ecossistema restaurado do local. A arquitetura fala de sustentabilidade (buscando a certificação LEED Ouro) e a natureza técnica da construção, expressando todas as conexões e sistemas, como uma brincadeira de montar para as crianças. O edifício é um professor.

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Terra como Professora

O local de seis hectares foi interrompido pela rodovia há 40 anos. Com o desaparecimento das casas, a natureza ocupou o seu lugar. Nosso desenho protege o ecossistema com fins educativos e a nova vegetação representa o estado de Arkansas com precisão, desde os terrenos altos até o delta, seguindo o fluxo da água. A forma de paralelepípedo da Biblioteca foi influenciada pelo local. Uma casa de artesanato existente foi reformada.

Corte 1
Corte 2

Cruzando a Área Úmida

A área úmida artificial que rodeia os lados oeste e norte do edifício capta o escoamento da rodovia adjacente e a propriedade ao norte, e cria uma barreira de segurança que limita o acesso ao edifício. A água cai em três reservatórios controlados por barragens para manter toda a água no lugar. A água não tem mais de 15 cm de profundidade em nenhum ponto.

© Tim Hursley

A maior parte do terreno é diretamente visível da biblioteca. O pórtico em balanço sobre a fachada leste ,com envidraçamento poroso, minimiza a carga de calor e aumenta ao máximo a luz e as vistas. A cobertura direciona a água até grandes reservatórios, onde flui como uma cascata, alimentando a terra úmida. 

© Tim Hursley

Uma janela para o mundo

O terreno de seis hectares está adjacente a rodovia interestadual que divide a cidade em duas... e divide seus cidadãos há mais de 40 anos. Esta biblioteca e seu terreno atuam como uma ponte cultural e racial, reunindo as crianças desta cidade metropolitana. A biblioteca superior se eleva a nível interestadual, o que permite que as crianças possam ver o tráfego através das árvores. As pessoas que transitam pela rodovia também podem ver todo o pavimento da biblioteca que está aberto ao norte.

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Já no térreo, o movimento da água substitui o ruído da rodovia e as crianças sentem-se como se estivessem em meio ao bosque, explorando caminhos e permitindo que sua imaginação crie grandes aventuras. A base do edifício se estende e toca a água com degraus para leitura, afirmando que é bom molhar os pés, brincar nos jardins e ser uma criança.

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Textura, cor e escala

Materiais de construção e formas imitam as texturas/padrões das estruturas rurais, algo que as crianças do centro urbano raramente experimentam. A subida da cobertura coincide com a inclinação do terreno.

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Um bom vizinho

A escala do edifício em relação ao bairro é ocultada através de uma série de planos escalonados, verticais e horizontais. Diferentemente da maioria dos edifícios que enfatizam a fachada principal, a fachada de entrada desta biblioteca é mais moderada de propósito com a entrada através de longo muro de pedra, que simboliza a proteção e intriga o visitante quanto ao que vem a seguir. A atenção se centra nas áreas das crianças, além da parede...

© Tim Hursley

Ao invés de construir uma sinalização que reconhece uma pessoa, o uso principal do edifício se expressa em um gesto simples e colorido: as letras gigantes que conformam a palavra"ler" tornaram-se um ícone do projeto e uma oportunidade para tirar fotos.

© Tim Hursley

Uma cobertura do bosque

A entrada da livraria é comprimida sob ripas de madeira do celeiro e serve como área de filas para grupos grandes. Amostras táteis foram projetadas para atrair o interesse das crianças nesta área, desde a construção e monitores de clima até exibições de ciências. Na grande sala de leitura, a cobertura levanta-se ao norte, em resposta a ideia das "expectativas elevadas", criando um grande espaço tipo loft  nas árvores: uma cobertura no bosque. Como um celeiro, o espaço é uma contenção física, flexível, onde os objetos podem ser reorganizados conforme a necessidade. 

A cozinha do nível inferior supre a necessidade expressada pelas crianças questionadas: "nos ensine a nos alimentar". Alimentos plantados pelas crianças no jardim de inverno são preparados em aulas de cozinha ou são vendidos no mercado. Um piso gel saúda os que chegam pela escada ou pelo elevador. 

© Tim Hursley

Lofts e casas nas árvores

O espaço intersticial onde se sobrepõe o pavimento superior quadrado da biblioteca e o mais amplo edifício em paralelepípedo converte-se em um conector visual e físico para os programas de educação e a paisagem mais além das janelas. Ambas escadas abertas se estendem fisicamente fora da envolvente própria do edifício, dando aos usuários a sensação de estar fora no terreno. Um plano de cobertura ondulado, flutuante e perfurado oferece valor acústico e reduz a escala na área das crianças menores, ao marcar a mudança do planejamento geral para nivelar o terreno.

© Tim Hursley

O vidro bloqueia 40% do calor e da luz, ao mesmo tempo que oferece uma vista panorâmica. A biblioteca superior converte-se em um espaço tipo loft, com salas de estudo como casas na árvore em balanço, flutuando em equilíbrio com os espaços educativos. Cada sistema de construção é exposto e celebrado para expressar a natureza técnica da construção: o edifício é um professor. Como uma brincadeira de construir para a criança, o edifício estimula o interesse na engenharia e arquitetura, que será explorado com mais detalhes nos laboratórios digitais e de robótica que serão instalados futuramente. 

© Tim Hursley

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Little Rock, AR, EUA

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Infantil CALS / Polk Stanley Wilcox Architects" [CALS Children’s Library / Polk Stanley Wilcox Architects] 25 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767263/biblioteca-infantil-cals-polk-stanley-wilcox-architects> ISSN 0719-8906

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