Casa Cruzada / Clavel Arquitectos

Casa Cruzada / Clavel Arquitectos - Mais Imagens+ 3

La Alcayna, Espanha
© David Frutos Ruiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno localizado na parte alta de um condomínio na periferia de Murcia, encontra-se a singular casa cruzada, com vistas às colinas. Desta ambiguidade, de estar num terreno cujo entorno estará num futuro densamente povoado, mas que ao mesmo tempo hoje desfruta de vistas impressionantes, nasce a ideia do projeto: orientar a residência no nível inferior para a intimidade do jardim e assegurar ao usuário na parte superior as vistas levando em conta as futuras construções e a influência da insolação.

© David Frutos Ruiz

Dita disposição conceitual é materializada mediante uma operação geométrica, o giro de dois elementos, como se fossem dois blocos de um jogo de construções que são manipulados com facilidade. Os volumes longitudinais, de aproximadamente 20 x 5 m giram entre si 35º, de forma que os extremos do volume superior buscam a orientação e vistas mais favoráveis, e geram balanços de até 10 metros.

Planta Baixa

Estes balanços proporcionam a proteção solar necessária na fachada e áreas de estar da piscina.

© David Frutos Ruiz

A expressividade de dita configuração formal, muito elementar em princípio, é reforçada por uma sutil distinção entre os dois volumes: as bordas são arredondadas de acordo com a orientação das principais aberturas de cada nível, reforçando o caráter autônomo dos volumes. Assim, no térreo, bordas arredondadas enquadram a grande abertura para o sudeste, tal tratamento no pavimento superior é aplicado às bordas longitudinais que moldam os ambientes nas extremidades do volume.Desta forma é aparentemente reduzida a superfície de contato entre os dois volumes e a forma geométrica reforça sua condição longitudinal.

Corte

O contato com o chão é resolvido mediante o mesmo mecanismo de rotação. Desta vez, um terceiro volume enterrado, correspondente à piscina, gira em relação aos dois volumes da casa para resolver a transição entre a terra do jardim e a residência.

© David Frutos Ruiz

O tratamento da superfície dos volumes de concreto oferece um contraste entre o exterior, com um revestimento áspero criado por uma cofragem de ripas de pinho com jato de areia, e interior de acabamentos concisos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cruzada / Clavel Arquitectos" [Crossed House / Clavel Arquitectos] 19 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767050/casa-cruzada-clavel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.