Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos

Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Janela, FachadaEscola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Imagem 3 de 25Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Aço, CorrimãoEscola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - CorrimãoEscola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Mais Imagens+ 20

  • Estrutura: CTC Projetos
  • Instalações: KML Engenharia
  • Coordenação Fde: Nancy Suzuki
  • Autores: Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú
  • Colaboradores: Renan Kadomoto, Bruno Nicoliello, Shine de M. Braga, Carolina Domschke, Carolina S. Yamate, Felipe Chodin, Henrique Arruda e Natalie Tchilian
  • Cidade: Guarulhos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações da Escola Estadual Nova Cumbica substituíram construções preexistentes que se encontravam em condições precárias, subdimensionadas e apresentavam mal resolvidas suas relações com o entorno imediato. 

Implantação

A implantação proposta, influenciada pela faixa não edificável junto ao córrego e pela premissa de viabilizar a execução do edifício em duas etapas, permitiu recuperar os espaços públicos adjacentes redirecionando os fluxos de usuários da escola e propondo relações visuais com o entorno mais permeáveis. 

Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Imagem 8 de 25
© Pedro Napolitano Prata

O novo edifício se volta para o córrego através do posicionamento do acesso de alunos e das áreas de convívio cobertas e descobertas. Um sistema integrado de rampas e escadas articula verticalmente os diversos níveis e oferece visuais para o bairro ao longo do seu percurso.

Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Aço, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

 O sistema de sombreamento das fachadas utiliza cores fortes, que contrastam com os tons de cinza que predominam no bairro industrial dando destaque a um dos poucos equipamentos públicos disponíveis na região. 

Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

A praça existente junto à esquina e a faixa junto à margem do córrego foram redesenhadas com o objetivo de promover maior integração do espaço público e acolher melhor os novos percursos. 

Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos - Janela, Urbano
© Pedro Napolitano Prata

O desenho da escola e o desenho da cidade se qualificam mutuamente e buscam reforçar a dimensão pública que um equipamento dessa natureza demanda.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Baixio - Vila Nova Cumbica, Guarulhos - SP, 07231-040, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Estadual Nova Cumbica / H+F Arquitetos" 18 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767036/escola-estadual-nova-cumbica-herenu-plus-ferroni-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.