Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura

Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Janela, Mesa, FachadaColégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Imagem 3 de 20Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Imagem 4 de 20Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Imagem 5 de 20Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Mais Imagens+ 15

Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Engenharia: Segurel- Estudos de Segurança e Electricidade Lda.
  • Cliente: SOCEI - Cooperativa de Equipamentos de Centros de Ensino, Crl
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Janela, Fachada
© ANORTE

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Horizonte é uma escola privada com longa história na cidade do Porto, Portugal. O crescimento da instituição e o envelhecimento do edifício onde estava sediada, obrigou à transferência das suas instalações para junto do Colégio Cedros, pertencente também ao conjunto Colégios Fomento, em Vila Nova de Gaia. Aqui o Colégio Horizonte ocupou um dos dois edifícios do complexo escolar, construído nos anos 80, cuja área verificou-se ser insuficiente. Foi então necessária uma ampliação.

Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Janela
© ANORTE

O conceito escolhido para essa ampliação relacionou-se com a forma iconográfica da “casa”, segundo a ideia infantil, estendendo-a a todas as escalas da construção, desde o edifício em si até aos pormenores. A “casa” representa não só a interpretação infantil de um edifício como a ideia de abrigo e de proteção. O edifício existente já sugeria essa forma, pela empena a partir da qual se fez a expansão. O edifício existente, de implantação retangular, comprida, e com telhado de duas águas, fez nascer um novo corpo. A ampliação destacou-se por uma aparência inquestionavelmente nova, pela sua linguagem e materialidade. A forma já falada materializou-se em dois elementos simples, uma “capa” que gera a forma, e onde são rasgados os vãos, e um “miolo” que contém o programa. Os vãos foram abertos como resultado da necessidade de cada espaço, e em respeito da legislação aplicável a este tipo de equipamento, abrindo o edifício a Sul e fechando-o a Norte. Embora o resultado de todo o conjunto aparente algum efeito de cenário, todos os elementos exteriores resultaram de uma necessidade específica, como é o caso da chaminé, com aspecto algo gráfico, aparente na fachada principal, que cumpre a exaustão de fumos das caldeiras existentes no piso técnico. 

Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Banco
© ANORTE

No interior, além de garantir a qualidade ambiental, por controlo acústico e térmico, o espaço deu continuidade ao mesmo conceito, estimulando os habitantes mais novos com contrastes de escala, cromáticos e de interioridade. Os equipamentos foram desenhados com preocupações ergonómicas, personalizando cada um à faixa etária dos seus utilizadores. Além do desempenho otimizado de cada equipamento, procurou-se estabelecer jogos de escala e de envolvimento entre as peças e os seus utilizadores, como são exemplo os móveis de vestiário da creche. A estratégia estendeu-se às portas, aos puxadores, aos equipamentos sanitários e, numa maior escala, à capela e ao ginásio, por exemplo.  

Planta Baixa - 3º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Nova de Gaia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Horizonte / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura" 16 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767009/colegio-horizonte-oco-ideias-e-projectos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.