Chamada de trabalhos para o II Congresso Internacional de Habitação Coletiva Sustentável

Na sequência do I Congresso Internacional de Habitação Coletiva Sustentável, realizado na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB-UPC), em 2014, a FAU-USP recebe entre os dias 18 e 20 de abril de 2016 a segunda edição do Congresso.

A partir da primeira edição seus organizadores decidiram tornar o evento itinerante, com edições a cada dois anos. A iniciativa tem como objetivo oferecer a estudantes, profissionais e membros da academia um espaço de reflexão de caráter internacional dedicado ao tema da habitação coletiva e suas relações com a cidade contemporânea e histórica.

Esse II Congresso também contará com Atividades Complementares. Durante os dias 14, 15, 16 e 18 de abril de 2016, será realizado o Workshop Habitar el Presente e, no dia 17 de abril, ocorrerá o Workshop Percursos por São Paulo, cujo objetivo é conhecer e analisar alguns bairros da cidade. Além disso, como complemento às apresentações dos artigos, também haverá uma exposição de pôsteres sobre trabalhos realizados relacionados à habitação coletiva.

O evento será dividido em quatro eixos temáticos:

1. TEORIA E HISTÓRIA

  • Teoria e história da habitação coletiva.
  • Análise dos projetos de habitação coletiva histórica e contemporânea.
  • Análise dos espaços domésticos e edifícios requalificados e seus processos de transformação.

2. HABITAÇÃO COMO FORMADORA DA CIDADE

  • Questões contemporâneas sobre a cidade e políticas urbanas, legais e econômicas. Bairros construídos a partir da habitação coletiva.
  • Reabilitação de bairros ou regiões decadentes.

3. AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE

  • Avaliações de certificações possíveis; sistemas de medição na habitação coletiva; avaliações pós-ocupação.
  • Conceito de Sustentabilidade na habitação coletiva.
  • Alternativas tecnológicas adequadas.

4. HABITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

  • Da exclusão à inclusão urbana: políticas públicas, gestão e planejamento. Alternativas de posse.
  • Da participação à autogestão dos usuários: habitantes, cooperativas, ONGs, entre outros coletivos, etc.;.
  • Diversidade de programas habitacionais;

Os interessados em submeter artigos para o evento têm até o final do mês de maio para enviar a ficha de inscrição com o resumo do artigo. O resultado dos resumos aceitos será divulgado no mês de junho.

Para mais informações, acesse a página do II Congresso Internacional de Habitação Coletiva Sustentável

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Chamada de trabalhos para o II Congresso Internacional de Habitação Coletiva Sustentável" 17 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766986/chamada-de-trabalhos-para-o-ii-congresso-internacional-de-habitacao-coletiva-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.