Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Porta, Fachada, Pilar, Arco, ArcadaCasa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Janela, Escada, Porta, FachadaCasa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Madeira, Viga, Escada, CorrimãoCasa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - PilarCasa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 21

  • Restauro: Regina Mattos Arquiteta
  • Luminotécnica: Matí/ Ld Studio
  • Estrutura: Kurkdjian Fruchtengarten / Cerne
  • Climatização: Contractors
  • Instalações Prediais: Caiuby / Instal / Cemope
  • Automação: Bosco & Associados
  • Auditório: Jacob Goldemberg Arquiteto
  • Acústica: Rtm Arquitetos
  • Cozinha Inustrial: Cozinha Carioca
  • Comunicação Visual: Flávia Da Matta
  • Obra: Construtora - LAFEM ENGENHARIA; Restauro - ATELIER HISTÓRICA; Instalações Prediais -INSTAL ENGENHARIA; Ar Condicionado – FRIOTERM; Estrutura Metálica - CONSTRUMET
  • Fornecedores: Iluminação - LUMINI/ ERCO; Piso Elevado – CONCREFIT; Divisórias – MOBILE; Plataforma de carga – FULLTEC; Sonorização do Auditório – ERHARDT; Esgoto a vácuo – TÁVOLA; Pintura Mineral – IBRATIN; Elevadores – OTIS; Cozinha - MACOM/ MELTING
  • Equipe: Ernani Freire, Isabel Ballesté, Rodrigo Mandarino, Bernardo Pereira, Branca Rabelo, Márcia Poppe e equipe
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Janela, Escada, Porta, Fachada
© Celso Brando

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de requalificação de um edifício de interesse histórico e arquitetônico parte sempre da observação, da leitura detalhada e do entendimento pleno do seu caráter construtivo para reconhecer os aspectos potenciais da arquitetura preexistente. Uma estratégia projetual é procurar diluir as diferenças entre passado e presente até alcançar o ponto desejável onde a Arquitetura não esteja subordinada à temporalidade e possa encontrar então, na complementaridade entre o velho e o novo, a sua expressão. 

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Porta, Fachada, Pilar, Arco, Arcada
© Celso Brando

O edifício onde está instalada a Casa DAROS é um expressivo exemplar da arquitetura neoclássica carioca, construído nos anos 1870, e é atribuído ao Arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, um dos últimos alunos de Grandjean de Montigny. O projeto de requalificação e transformação de uso em centro cultural foi elaborado para abrigar a Coleção Daros Latinamerica - uma das mais abrangentes coleções de arte contemporânea latino americana da Europa. 

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Madeira, Viga, Escada, Corrimão
© Celso Brando

No projeto de requalificação foram adotados alguns princípios de projeto: se procurou abrigar todos os ambientes do programa - proposto pelas equipes técnica (museografia) e administrativa da casa Daros - na volumetria do casco original do edifício, recuperando a integridade dos dois grandes pátios, espaços emblemáticos dessa tipologia de construção. Dos estudos às soluções finais o foco foi sempre o ajuste do edifício antigo aos novos usos através da sua reorganização espacial, da definição de novos percursos e da implantação de tecnologias contemporâneas. O conceito e o desenho dos elementos do projeto, em todas as escalas, deveriam ser claramente legíveis a qualquer olhar, sem deixar dúvidas de quem é quem entre os componentes construtivos da construção original e do projeto de intervenção. 

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Celso Brando

Tiveram também especial importância os rigorosos trabalhos de restauro e a definição dos conceitos e diretrizes dos inúmeros e sofisticados projetos complementares bem como a sua coordenação e compatibilização. Foram privilegiadas sempre as soluções mais adequadas a um prédio preservado e a facilidade de manutenção dos sistemas.

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados - Pilar
© Celso Brando

O projeto e a obra devolvem ao acervo arquitetônico do Rio um prédio impregnado de memória, integralmente revitalizado e que provoca um diálogo instigante com as obras de arte de vanguarda da Coleção Daros Latinamerica. Nesses tempos de renascimento cultural do Rio de Janeiro o Projeto Casa Daros aponta um caminho para a recuperação do nosso patrimônio arquitetônico: através da requalificação e adaptação aos novos usos os antigos e sólidos cascos históricos, invólucros do passado, podem se tornar artefatos do futuro, numa cidade que por natureza é aberta às transformações.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua General Severiano, 159 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22290-040, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados" 15 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766946/casa-daros-ernani-freire-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.