“Menos estacionamentos, mais cidade": a estratégia que ajuda a descongestionar as cidades

Para muitas pessoas é comum pensar que quanto mais estacionamentos para automóveis, mais fácil é se deslocar pela cidade. No entanto, muitas pesquisas realizadas em diversas cidades do mundo tem demonstrado que quanto mais estacionamentos, mais pessoas optam pelo automóvel, aumentando, assim, o congestionamento das vias.

Buscando mudar essa visão equivocada, o Instituto de Políticas para el Transporte y el Desarrollo de México realizou este vídeo que explica quais são as desvantagens que esse modelo traz para as cidades.

Entre estas está o aumento do preço dos imóveis nas cercanias dos novos estacionamentos, o que obriga alguns setores da população a se mudarem para áreas mais afastadas do centro, aumentando as distâncias e tempos de deslocamento.

Para se ter uma ideia, durante os próximos três anos se estima que serão construídos 175 mil novos estacionamentos na Cidade do México, porém, caso seja construída apenas a metade dessa cifra, a verba restante seria o suficiente para a implementação de cinco novas linhas de Metrobús.

Via Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "“Menos estacionamentos, mais cidade": a estratégia que ajuda a descongestionar as cidades" [“Menos estacionamientos, más ciudad”: la estrategia que ayuda a descongestionar las ciudades] 16 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766896/menos-estacionamentos-mais-cidade-a-estrategia-que-ajuda-a-descongestionar-as-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.