Casa Woljam-ri / JMY architects

Casa Woljam-ri /  JMY architects  - Mais Imagens+ 16

Woljam-ri, Coreia do Sul
  • Arquitetos: JMY architects ; JMY architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joonhwan Yoon
  • Colaborador Estrutura: MOA Structure
  • Colaborador Mecânica: HL Consulting Engineers
  • Colaborador Elétrica: Daewon Pobis
  • Construção: CS Construction
  • Interiores: Site people
  • área Do Terreno: 628.00㎡
  • Arquiteto Responsável: Jaemin Yoon
  • Equipe De Projeto: Jinsoo Kim, Hyukhyu Shin(Diretor de Equipe) Kwangjae Ryu, Minji Kim, Seongmin Lee
  • Cidade: Woljam-ri
Mais informaçõesMenos informações

Um espectro entre público e privado

Esta é uma casa de campo que internamente respeita os diferentes estilos de vida dos membros da família de três gerações, assim como suas vidas comunais, e que incentiva trocas com os vizinhos e inverte as desvantagens do terreno. O limite complexo entre o público e privado, que sempre nasce na vida comunal é reinterpretado em multicamadas de planos horizontais e verticais em relação à funções e contextos.

© Joonhwan Yoon

Terreno grande, mas em formato diagonal, um limite ambiental.

O terreno é o centro de uma bacia rodeada por colinas baixas, e possui formato diagonal com 628 m². Este terreno é a área mais baixa da bacia, e as casas dos vizinhos estão ocupando o perímetro ao longo da inclinação da colina. A vista é aberta apenas à sudeste, em direção ao reservatório. Estes foram os parâmetros que determinaram os arranjos arquitetônicos e aberturas da casa.

Planta Baixa

Casa de campo de três gerações.

A casa consiste basicamente de espaços comuns, espaço para os pais - no primeiro pavimento - enquanto que as crianças compartilham o espaço com seus avós. 

© Joonhwan Yoon

Espaço externo abundante e espaço como zonas de transição

O formato diagonal do terreno, cuja forma é definida por uma casa em formato de  ‘ㄱ’, consiste de três áreas: pátio frontal, pátio dos fundos com um pequeno lago e áreas de acesso, todos estes espaços juntos criam uma narrativa espacial circular. Com os dois decks externos no primeiro pavimento, o número de espaços acaba se tornando cinco. Cada espaço externo é formado como uma extensão do espaço interno adjacente, adotando narrativas espaciais de espaços públicos como zonas de transição semi-privados contra os espaços vizinhos e a natureza do entorno.

Corte

Abertura controlada

O máximo índice de privacidade contra os vizinhos é alcançado enquanto a abertura dos espaços é mantida através da aplicação temporária de arranjos espaciais isolados em relação à geometria, contexto e programa. A sala de estar é aberta para o pátio ao sul, as vistas dos quartos do primeiro pavimento são projetadas para enquadrarem o pequeno lago adjacente. As paredes que compõe os muros no perímetro do terreno foram consideradas como parte da arquitetura, projetadas para bloquear as vistas do exterior se necessário, ainda sem perder seu caráter aberto.

© Joonhwan Yoon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Woljam-ri / JMY architects " [Woljam-ri House / JMY architects ] 19 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766851/casa-woljam-ri-jmy-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.