Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura

Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Mesa, CadeiraCasa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Fachada, JanelaCasa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Fachada, JanelaCasa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Janela, FachadaCasa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Mais Imagens+ 11

Alegrete, Brasil
Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado na Avenida Beira Mar na praia de Atlântida. Por se tratar de um setor da praia onde ainda existem dunas e a rua ficar muito movimentada no verão, a principal premissa do projeto foi trabalhar os ambientes principais da casa no segundo piso aproveitando a vista da praia e do mar e mantendo privacidade do passeio público.

Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Com isso, foi criado uma varanda em balanço sobre a entrada do térreo, ambiente o qual integra-se com a área social da casa, estar, jantar e cozinha. Todos estes ambientes possuem vista para o mar e devido a profundidade da varanda tem total privacidade da rua.

Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Foi criado outra varanda para os fundos do terreno, fazendo com que a sala tenha uma sensação de ambiente externo. Uma piscina foi criada unindo estas duas varandas, podendo ser acessada tanto por elas quanto pelo estar. A piscina conta com uma parte rasa infantil e um banco na extremidade frontal, onde pode-se apreciar a vista do mar.

Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Ainda no segundo pavimento encontram-se a suíte principal e mais 3 dormitórios que contam com um banheiro e um lavatório de apoio na circulação. No térreo localiza-se a garagem para 4 carros, depósito, área de serviço e uma dependência que também pode ser utilizada com suíte de hóspedes. O jardim dos fundos possui um bom pátio gramado para o cachorro da família e o acesso através de uma rampa para a varanda do pavimento superior.

Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Todos materiais da casa foram definidos com a intenção de tornar a casa prática com menor manutenção possível. Na fachada frontal foi escolhida uma plaqueta de tijolo para o fechamento do térreo, sustentando o balanço da laje da varanda e equilibrando com a transparência das esquadrias. Além das vigas da fachada frontal e da varanda dos fundos, toda laje do segundo pavimento é em concreto aparente. No ambiente social os painéis de madeira que podem separar a cozinha do estar/jantar se unem a pedra Miracema da lareira como materiais em destaque.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Beira Mar / Seferin Arquitetura" 11 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766733/casa-beira-mar-seferin-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.