Em foco: Christian de Portzamparc

via Atelier Christian de Portzamparc

Nascido no então Protetorado do Marrocos, o arquiteto francês Christian de Portzamparc (5 de maio de 1944) teve dúvidas sobre continuar estudando arquitetura enquanto estava na faculdade, questionando os ideais modernistas e a falta de liberdade na profissão quando comparada à arte.

Em foco: Christian de Portzamparc - Mais Imagens+ 11

Philharmonie Luxembourg, Luxembourg. Image © Flickr user borkurdotnet licensed under CC BY 2.0

Estudando na École Nationale des Beaux-Arts em Paris, as dúvidas de Portzamparc sobre continuar na arquitetura surgiram ao fim de seus estudos. Após concluir a faculdade em 1969, o arquiteto passou uma década trabalhando para compreender a natureza dos bairros, das cidades e da função social da arquitetura, questionando as ideias modernistas de planejamento urbano. Evitando comissões e trabalhando em parceria com sociólogos para compreender a arquitetura como uma peça de um todo, em vez de uma arte individual, ele criou uma abordagem idiossincrática à arquitetura e ao planejamento que lhe colocou imediatamente sob os holofotes em 1979, quando resolve trabalhar com projetos.

Les Hautes-Forms apartments, Paris. Image © Wikimedia user Julienfr112 licensed under CC BY-SA 3.0
Concept drawings for Les Hautes-Forms. Image via Atelier Christian de Portzamparc

Em seu primeiro grande trabalho, o projeto de habitação Haute-Formes em Paris, Portzamparc evitou a tipologia da torre e empregou uma abordagem mais sutil e próxima do planejamento urbano, abrindo o terreno com uma arcada e uma praça e organizando os apartamentos em pequenas edificações.

The City of Music, Paris. Image © Flickr user laurenmanning licensed under CC BY 2.0

Primeiro arquiteto francês a vencer o Prêmio Pritzker em 1994, Portzamparc viu sua produção aumentar desde então, recebendo importantes comissões, como a Embaixada Francesa em Berlim (2003), La Musée Hergé (2009) e a enorme torre One57 em Nova Iorque (2013), em breve o maior edifício residencial de Manhattan.

Veja mais projetos de Christian de Portzamparc clicando nas imagens a seguir.

Em foco: Christian de Portzamparc - Mais Imagens+ 11

Sobre este autor
Cita: Goodwin, Dario. "Em foco: Christian de Portzamparc" [Spotlight: Christian de Portzamparc] 05 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766474/em-foco-christian-de-portzamparc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.