Casa no Lago Villarrica / Planmaestro

Casa no Lago Villarrica  / Planmaestro - Mais Imagens+ 38

Villarrica, Chile
  • Arquitetos: Planmaestro; Planmaestro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  387
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mathias Jacob
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Hansgrohe, Atika, CHC, Casablanca, Northway, Pierinelli, VEKA
  • Engenharia Estrutural: Ruiz Saavedra Ingenieros
  • Construção: Constructora Harald Keutmann
  • Design De Iluminação: Paulina Sir
  • Paisagismo: Emilce Trachsel
  • Arquitetos Encarregados: Mathias Jacob, Alejandro Galarce, Andrea Jacob
  • Cidade: Villarrica
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Mathias Jacob

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na costa norte do Lago Villarrica, no sul do Chile. O terreno de 8.000 m² tem um declive suave para o lago e, além disso, é coberto com mata nativa. Muitas dessas árvores são muito grandes e têm grande valor natural.

Os programas requisitados foram dormitórios para a família do cliente e para os hóspedes, áreas comuns de todo o grupo e serviços. O cliente deu prioridade para a conservação da floresta e as árvores de grande porte em relação a outros atributos do local, como as vistas para o lago e vulcão Villarrica. Assim, a superfície de apoio da casa se adapta à posição das árvores, evitando o corte de quaisquer espécies importantes. Esta operação também permite que todo o espaço interior de estar esteja em contato com o ambiente da floresta.

Planta Térreo

Casa no Lago Villarrica  / Planmaestro - Mais Imagens+ 38

A estratégia foi a de agrupar os ambientes em seções ou "asas". Desta forma, cada asa pode ser deslocada e rotacionada de forma independente para evitar as árvores.

Foram propostas quatro asas, cada uma com vista e acesso a lugares diferentes. Os dormitórios familiares possuem vista para o lago e têm acesso a um pequeno gramado plano entre a casa e a praia. A asa dos quartos de hóspedes olham para a floresta e colina na parte norte do local. Esta asa pode ser aberta ou fechada e é aquecida de forma independente a partir do resto da casa. A asa de áreas comuns é um grande espaço transparente, com vista para o lago e floresta, e que se abre para um deck exterior. Contém a cozinha, sala de jantar, sala de estar e TV.

© Mathias Jacob
© Mathias Jacob

A asa dos serviços é cercada pela floresta e acomoda lavandaria, despensa e quartos de serviço. As quatro asas estão dispostas formando um X. O volume que conecta todas as asas funciona como hall de entrada e distribuição. Entre ambas as asas dos dormitórios forma-se um pátio. Ambos os corredores olham para este jardim, que contém uma grande árvore Arrayan. Da mesma forma, entre as áreas comuns e a ala de serviço, um pátio com acesso a partir da cozinha e sala de jantar acomoda uma churrasqueira.

© Mathias Jacob

Algumas das árvores mais altas do local formam uma linha entre a casa e a praia. Assim, as principais salas são propostas com vista frontal para o lago, mas olhando por dentro dos troncos dessas árvores, cortando apenas algumas espécies arbustivas, abrindo a vista sob a folhagem.

© Mathias Jacob

Cercados por árvores de grande porte e com os pontos de vista de interesse para o sul, não há muita luz natural disponível para os espaços interiores. Com a intenção de ter salas interiores iluminadas, uma grande parte da fachada sul foi coberta com janelas que recebem a luz indireta a partir do sul e abrem a vista para o lago. Além disso, as coberturas são colocadas em diferentes níveis, formando uma janela superior que permite que a luz direta do norte entre em todos os ambientes.

Wall Section Bedroom

Finalmente, todas as paredes interiores são cobertas com tábuas de madeira de cor clara, o que contribui para a luminosidade interna. Por outro lado, o revestimento exterior é escuro, integrando a construção no ambiente escuro da floresta.

© Mathias Jacob

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Lago Villarrica / Planmaestro" [House in Lake Villarrica / Planmaestro] 07 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766211/casa-no-lago-villarrica-planmaestro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.