Casa Delta / Bernardes Arquitetura

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 2 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 3 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 4 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 5 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 20

Guarujá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ruy Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alwitra, Deca, Eleve, Flos, Legrand / Bticino, Plancus, Punto, Snaldi
  • Equipe: Thiago Bernardes, Dante Furlan, Camila Tariki, Bruno Milan, Daniel Vannucchi, Pérola Machado
  • Interiores: Bernardes Arquitetura
  • Gerenciamento: Cimenge Engenharia
  • Construtora: All`e Engenharia
  • Instalações: Grau Engenharia
  • Projeto Estrutural: Leão & Associados
  • Projeto E Instalação Da Piscina: COMARX
  • Paisagismo: Isabel Duprat
  • Luminotécnica: Lightworks
  • Cidade: Guarujá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 15 de 25
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa de fim de semana localizada à uma hora e meia de São Paulo foi projetada para um casal e seus três filhos jovens. O terreno está situado em uma importante reserva de Mata Atlântica e sua topografia, com acentuado declive, orientou o conceito do projeto. O programa da residência foi distribuído em níveis que se adaptam ao terreno, de forma que a presença da casa esteja integrada à paisagem natural.

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 19 de 25
Planta 1° Pavimento

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 23 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 21 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 24 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 18 de 25Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 20

Na praça de acesso no nível térreo, o muro de pedra delimita a área coberta pelo pavimento superior que abriga quem chega.

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 10 de 25
© Ruy Teixeira

O primeiro pavimento - o grande volume em madeira - é acessado pela escada localizada no amplo hall de entrada que possui pé direito duplo. A fachada em brises que permitem a passagem de luz e ventilação, além do paisagismo que acompanha a escada, atribuem ao hall, características de um espaço intermediário entre interior e exterior. 

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 13 de 25
© Ruy Teixeira

As suítes dos filhos estão localizadas nesse volume revestido por brises de madeira cumaru, que funcionam como uma espécie de filtro, garantindo privacidade à área íntima e controlada permeabilidade visual. Janelas pivotantes localizadas nas varandas dos dormitórios quebram a aparente homogeneidade da volumetria. 

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 12 de 25
© Ruy Teixeira

O pavimento superior abriga a suíte do casal, as áreas de convivência e a cozinha. A cobertura inclinada, com forro em madeira freijó e forma trapezoidal, pousa sobre pilares metálicos de seção tubular, formando um pavilhão autônomo protegido por grandes planos de vidro. A abertura destes vãos proporciona total integração com a área externa onde se vê a piscina e o mar. 

Casa Delta / Bernardes Arquitetura - Imagem 14 de 25
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Delta / Bernardes Arquitetura" [Casa Delta / Bernardes Arquitetura] 10 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765581/casa-delta-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.