Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 2 de 23Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 3 de 23Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 4 de 23Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 5 de 23Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Mais Imagens+ 18

Paphos, Chipre
  • Arquitetos: Vardastudio Architects & Designers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  384
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rabel Aluminium Systems
  • Engenheiro Estrutural: Michalis Stavrou
  • Construtora: Alexis Panagides
  • Cidade: Paphos
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 7 de 23
© Creative Photo Room

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa é uma residência de quatros dormitórios divididos em três pavimentos. O acesso principal se dá a partir do nível da rua, e possui uma área de estacionamento fechada na parte superior delimitada através de superfícies verticais. Uma grande varanda em balanço e uma piscina se prolongam para a vista ao sul.

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 6 de 23
© Creative Photo Room

O projeto está localizado em um terreno em meio a uma colina, que apesar do grande desafio topográfico, oferece uma vista panorâmica para o mar.

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 17 de 23
© Creative Photo Room

O conceito fundamental é a configuração vertical dos espaços, aproveitando a morfologia do local de acesso, a privacidade e vistas. O acesso dos veículos e, consequentemente, o estacionamento estão no nível da rua, já que a residência se desenvolve nos três níveis abaixo e quanto mais se adentra à obra, mais privacidade se obtêm. 

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 16 de 23
© Creative Photo Room

Os espaços da cozinha, estar e jantar têm acesso a piscina e ao terraço, ambos em balanço, direcionados ao penhasco. As funções secundárias, como armazenamento e banheiros estão localizadas na parte posterior da planta de cada nível.

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 21 de 23
Planta Baixa - Térreo

Os volumes individuais de cada pavimento, o estacionamento, as varandas e piscina são percebidos claramente quando se está na parte mais baixa, enquanto a partir da rua, a residência possui uma presença discreta de um único pavimento. O estacionamento é coberto, mas aberto, com as telas verticais  de madeira que servem para sombreamento e segurança.

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 4 de 23
© Creative Photo Room

Analisando a residência a partir da parte mais baixa, a forma parece ainda mais dramática, graças ao uso extensivo do concreto aparente. Grandes volumes de concreto parecem flutuar de um lado da colina, criando uma composição inesperada que desafia a gravidade.

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 20 de 23
Planta Baixa -1

A edificação está submersa na terra, utilizando o solo para isolar ainda mais o seu interior. Por causa dessa massa geotérmica, a residência permanece fresca durante o verão e quente no inverno. As aberturas ao sul eram obrigatórias para aproveitar ao máximo os pontos de vista, no entanto, para evitar a exposição solar foram projetados grandes beirais.  

Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers  - Imagem 14 de 23
© Creative Photo Room

O revestimento da residência foi construído e isolado com um alto padrão para melhorar o desempenho ambiental da obra. Da mesma forma, todos os sistemas ativos, iluminação e aparelhos foram selecionados para a sua eficiência.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Prodromos e Desi / Vardastudio Architects & Designers " [Prodromos and Desi Residence / Vardastudio Architects & Designers] 21 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765529/residencia-prodromos-e-desi-residence-vardastudio-architects-and-designers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.