Casa G / Ariel Furman + Daniela Garcia-Huidobro

Casa G / Ariel Furman + Daniela Garcia-Huidobro - Mais Imagens+ 18

Talagante, Chile
  • Arquiteto Colaborador: Pablo Dikenstein
  • Construção: ENERGIZARQ
  • Cidade: Talagante
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estrutura de trabalho sustentável e revestimento construído em 100% de materiais reciclados.

© Nico Saieh

A obra está em um terreno de 2500 m², localizado no caminho para a Ilha de Maipo, na localidade de Talagante, na região metropolitana de Santiago, Chile. Está inserido em uma propriedade rural numa área de grandes extensões de terra, sem grandes inclinações e com vistas de longo alcance.

© Nico Saieh

O desafio consistia em elaborar uma casa unifamiliar, com a utilização de materiais de construção reciclados. Contávamos principalmente com vigas IPE e C metálicas, e esquadrias de diferentes dimensões.

© Nico Saieh

Considerando o setor rural onde a obra está inserida, optou-se por gerar um arquétipo que se insira de maneira harmônica, ajustada e não invasiva no terreno. O fundamento foi constituído sob a premissa de transportar segmentos de áreas verdes para o interior do edifício.

Planta Pavimento Térreo

A ideia principal se baseava na criação de uma planta térrea livre completamente envidraçada e permeável para os interiores, composta por três espaços principais e organizados para abrigar três funções distintas da casa: cozinha, sala de jantar e de estar.

© Nico Saieh

Acima desta base transparente, está um segundo pavimento, posicionado de maneira a ficar suspenso, composto de dois elementos principais estrategicamente orientados que se abrem para as diferentes vistas do horizonte com a ideia de captar a maior quantidade de isolamento e visuais. 

Corte 1

Para a fachada sul, os materiais disponíveis deram a possibilidade de compor uma grande envoltória que promove uma contínua ventilação cruzada entre ambas as fachadas transparentes norte e sul, além de se dispersar grande quantidades de luz natural para a maioria dos espaços internos da casa, através deste grande pano de vidro.

© Nico Saieh

Para o revestimento externo, como claro objetivo de bem inserir a casa no terreno, optou-se pela geração de paredes verdes verticais alternando madeira com vegetação similar àquela existente no edifício, Tal estratégia busca reforçar o diálogo como o entorno verde e a constante busca por não interferir na paisagem.

© Nico Saieh

Aproveitando a amplitude espacial do entorno imediato no qual se localizou o projeto, era inquestionável a utilização da cobertura ou quinta fachada como um terraço-mirante de uma paisagem privilegiada com visuais e perspectivas de longas distâncias. Para poder realizá-lo, optou-se pela fabricação de treliças reforçadas com metal 3 milímetros de 80x40, por isso fomos capazes de conferir resistência às colocação dos pallets de 120x100 já disponíveis, estes, por sua vez, descansam acima da cobertura.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa G / Ariel Furman + Daniela Garcia-Huidobro" [G House / Ariel Furman + Daniela Garcia-Huidobro] 17 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765517/casa-g-ariel-furman-plus-daniela-garcia-huidobro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.