Casa 12x12 / Bernardes Arquitetura

Casa 12x12 / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 10

Rio de Janeiro, Brasil
  • Interiores: Bernardes Arquitetura
  • Paisagismo: Daniela Infante
  • Luminotécnica: Studio Iluz
  • Equipe: Thiago Bernardes, Camila Tariki, Fabiana Porto, Francisco Abreu, Ilana Daylac, Antonia Bernardes, Thiago Moretti
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, para um casal com dois filhos, a casa traz o desafio de acomodar em um terreno de doze por doze metros, um programa de 488 m², respeitando os afastamentos definidos pela legislação.

© Leonardo Finotti

É o projeto de um volume habitável compacto situado em lote com o entorno cercado por prédios, em rua estreita. Foi necessário pensar numa gradual transição do ambiente urbano para o espaço residencial interno. A fachada frontal se apresenta como o elemento que articula essas ambiências através da sucessão de camadas que conformam uma paisagem em movimento. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

A distribuição do programa por quatro pavimentos foi viabilizada através do sistema construtivo em estrutura metálica e lajes nervuradas, possibilitando vãos livres de até doze metros que permitem grande liberdade na organização do espaço interno. A circulação vertical - tanto a escada quanto o elevador - foram dispostos contíguos a uma das empenas laterais liberando o restante do espaço para as suítes dos filhos no térreo, a sala de estar no primeiro pavimento e a suíte máster no segundo.

No nível térreo, um brise de madeira cumaru protege o acesso principal, as suítes localizadas nesse pavimento e o pátio do subsolo, onde ficam os espaços destinados ao serviço.

No segundo e terceiro pavimentos, jardineiras alinhadas exibem paisagismo com densa vegetação em toda a extensão da fachada. E, à frente dessa cortina verde, persianas horizontais articuladas e presas em chapas metálicas que revestem as lajes, criam filtros de proteção ao sol da manhã e permitem, quando desejado, serem recolhidas para criar um generoso diálogo interior/exterior. 

© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 12x12 / Bernardes Arquitetura" [Casa 12x12 / Bernardes Arquitetura] 16 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765459/casa-12x12-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.