Terraços Fittja / Kjellander + Sjöberg Architects

Terraços Fittja / Kjellander + Sjöberg Architects  - Mais Imagens+ 20

  • Equipe De Projeto: Ola Kjellander, Sylvia Neiglick, Axel Freij, Lena Viterstedt, Andreas Lebisch
  • Colaboradores: Funkia Landskpasarkitektur
  • Autor: Stefan Sjöberg
  • Cidade: Botkyrka
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Johan Fowelin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova mistura e complemento para o bairro em Botkyrka.

Os Terraços Fittja é um projeto de regeneração urbana nos subúrbios do sul de Estocolmo. Fittja Central foi planejada e construída no começo da década de 70 e é uma zona socialmente problemática com um alto nível de habitação social.

© Johan Fowelin
Implantação
© Johan Fowelin

O cliente se uniu ao objetivo da prefeitura para a dinamização e desenvolvimento da zona, com um foco deliberado na mistura de diferentes tamanhos de moradias, que complementassem a natureza homogênea da área. O objetivo geral era criar oportunidades para uma variedade de residências a nível local, com o fim de alcançar bons níveis sócio-econômicos a longo prazo e espaço público de apoio. O projeto resultou muito popular: todas as unidades foram vendidas rapidamente e 80% dos compradores eram residentes locais.

© Johan Fowelin

O terreno está num terraço sobre a paisagem com um declive para a água. A ideia principal é conectar os três personagens e escalas das distintas configurações espaciais: o centro local, o prado comum e a banda no meio, que consiste nas funções da comunidade como escola, piscina e parque.

© Johan Fowelin

Uma sequência diagonal foi criada através de uma série de espaços públicos informais, o que abre o acesso virtual e conecta o movimento pedonal através dos blocos do terraço. A praça central possui funções cotidianas e de vida urbana. Os espaços privados encontram-se em diferentes níveis em forma de terraços, jardins íntimos e espaços de entrada.

© Johan Fowelin

As unidades residenciais variam desde estúdios com um dormitório a eficientes apartamentos de 4-6 ambientes e casas urbanas. O foco foi colocado em estratégias de geração de vida, oferecendo possibilidades para as famílias numerosas e os parentes viverem na zona. As novas ruas são entornos compartilhados, onde o tratamento da superfície do espaço diagonal é estendido às ruas adjacentes.

© Johan Fowelin

Os edifícios estão construídos com elementos pré-fabricados de madeira. Poucos, mas flexíveis tipos de módulos são combinados para criar variedade. O tratamento exterior de painéis de madeira coloridos, de espessura e cores alternadas, referenciam a natureza e o tecido existente.

© Johan Fowelin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Botkyrka, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terraços Fittja / Kjellander + Sjöberg Architects " [Fittja Terraces / Kjellander Sjöberg] 14 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765379/terracos-fittja-kjellander-plus-sjoberg-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.