Casa PM / M2.senos

Casa PM / M2.senos - Mais Imagens+ 15

Aveiro, Portugal
  • Arquitetos: M2.senos; M2.senos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Tupai
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia situa-se numa zona residencial de Aveiro, no limite noroeste do centro urbano. A sua envolvente imediata caracteriza-se por uma heterogeneidade de construções, sem uma identidade clara de conjunto, mas com algumas semelhanças relativamente a implantações e afastamentos. Optou-se por um mimetismo volumétrico semelhante, mantendo a tipologia de 4 frentes e os afastamentos ao limite do lote. Configura-se assim um equilíbrio visual entre pares, contribuindo de alguma forma para uma melhoria da qualidade urbana do local. 

© Ivo Tavares Studio

Pretende-se que a proposta se integre, sem se impor, no conjunto urbano. Por isso desenha-se uma volumetria muito abstrata, destacada pelos contrastes do branco das paredes e das sombras dos balanços, configurando um único objeto, que integra os espaços vivências, mas também os anexos e garagem. 

Planta - Térreo

No piso térreo, reúnem-se os espaços mais diurnos, numa relação franca com o espaço exterior, em especial com o pátio tardoz. O hall de entrada, surpreende à chegada. Imponente, assume um papel de charneira, e relacionando-se com todos os compartimentos. Adquire mesmo uma componente cênica especialmente através da presença do vão a meia altura coincidente com o patamar da escada.

© Ivo Tavares Studio

O primeiro piso alberga o programa mais privado como os quartos gémeos a poente e uma suite do lado nascente. Aproveitando a topografia elevada do terreno e a vista sobranceira sobre a cidade a partir dos três quartos, privilegiou-se o desenho de vãos generosos. Enfatiza-se ainda esta proximidade e dialogo através da criação de um terraço a sul, que otimiza a relação com a cidade.

Planta - Pavimento Superior

Os materiais escolhidos reforçam o carácter de síntese e abstrato da moradia. Nas paredes opta-se pelo reboco pintado a branco em contraste com o alumínio antracite. Ás guardas de proteção de varandas e terraços reduz-se expressão ao máximo pelo uso do vidro. A clareza da imagem é reforçada no pavimento através das lajetas em betão que contrastantes com a relva.

O pátio no tardoz assume especial importância, ao desmontar a frieza da moradia. Confere-lhe uma escala doméstica, protegido pelo jogo de balanços. É o alumínio antracite, o vidro e a relva que assumem protagonismo. É o espaço para as crianças!

© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PM / M2.senos" [PM House / M2.senos] 14 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765363/casa-pm-menos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.