Segunda edição do Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura acontecerá em São Paulo

«A Escritura amplia a Capacidade de Arquitetura.»

Durante a segunda semana de maio, se realizará o segundo Workshop ArchDaily Brasil, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e contará com a participação de Ruth Verde Zein. Com o apoio do DOCOMOMO Brasil - Núcleo São Paulo, esta edição do curso estará centrada em Clássicos da Arquitetura Paulista, somando-se às celebrações dos centenários de Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi.

O enfoque do curso segue sendo o mesmo: a escritura descritiva em arquitetura, que determina a singularidade dos textos publicados nos Clássicos da Arquitetura. O Workshop será um trabalho intenso de observação e de transformação dessas observações em palavras, mediante um ciclo de retroalimentação entre observação, descrição e desenho. Essa tríade definirá o núcleo dos exercícios propostos aos estudantes.

O Workshop surge de uma constatação: há uma importante falha formativa no âmbito da escritura em Arquitetura, associada e potencializada por uma falta de prática da observação de edifícios e representações, por uma superficialidade no ensino da geometria como base ao desenho, e principalmente por uma quase total inaptidão à construção. Dessa forma, a observação de obras de arquitetura feita sem base em geometria e construção dificilmente decantará em descrições relevantes, isto é, aquelas que permitem ao leitor desenhar, ou mesmo construir, o que se lê. A observação direta é algo que pode e deve ser exercitado por estudantes e arquitetos, e sua qualidade dependerá de uma prática constante vinculada ao desenho especulativo e à descrição objetiva.

Uma condição paradoxal, porém facilmente observável: é extremamente difícil escrever o óbvio, e escrevê-lo de maneira clara e simples. É extremamente difícil descrever a aparência de um edifício e seu processo formativo sem quase institivamente adentrar disciplinas alheias, como a história, a sociologia, a psicologia ou a política, fato comum ao longo das últimas décadas. Isso vem demonstrando que quando não se consegue transformar em palavras aquilo que está diante de si, essa descrição equivocada ou confundida transforma aquilo que está sendo visto, fazendo-o coincidir com aquilo equivocadamente descrito. A falta de prática e estímulo à escritura dificulta a realização da própria descrição –simples, porém difícil–, que termina sendo substituída por discursos alheios à Arquitetura, pretensamente almejando instancias mais amplas, mas de fato carentes de substancia. Assim, para bem ou para mal, a escritura transforma a forma de ver as coisas, e portanto, transforma a realidade.

Ampliar a Capacidade de Arquitetura: essa é e a meta do Workshop ArchDaily Brasil.

Obras abordadas

Aula 1. Escada da Igreja São Bonifácio / Hans Broos

Segunda edição do Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura acontecerá em São Paulo - Imagem 4 de 5
© Ricardo Amado

Aula 2. Capela de São Pedro / Paulo Mendes da Rocha

Segunda edição do Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura acontecerá em São Paulo - Imagem 3 de 5
© Cristiano Mascaro

Aula 3. Teatro Oficina / Lina Bo Bardi

Segunda edição do Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura acontecerá em São Paulo - Imagem 2 de 5
© Nelson Kon

Aula 4. Rodoviária de Jaú / Vilanova Artigas

Segunda edição do Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura acontecerá em São Paulo - Imagem 5 de 5
© FAU, via Arquigrafia

Metodologia

O curso será em formato de ateliê, predominantemente prático, com participação ativa e constante dos estudantes, simulando o ambiente profissional de trabalho entre editores e colaboradores do ArchDaily Brasil quando da realização das publicações dos Clássicos da Arquitetura. O método de abordagem é casuístico, aborda as obras em sua singularidade, e é construtivo-formal, aborda a forma e o processo construtivo-material do edifício e seu projeto.

As classes intercalarão dois tipos de exercícios complementares:

Exercício A. Coletivo, em ateliê: os alunos deverão exercitar colaborativamente a observação de obras específicas de arquitetura, no que diz respeito à forma, desenho, construção e materiais, associadas ao redesenho especulativo dos desenhos técnicos, e com a escritura das observações levantadas ao longo do processo. O resultado será um documento de texto com a descrição feita ‘em voz alta’. Neste módulo, os exercícios serão fundamentalmente virtuais. Os professores ajudarão aos alunos a enfrentar a dificuldade de ver o óbvio, e de transformar as observações e o reconhecimento das obras de arquitetura em escritura.

Exercício B. Individual: os estudantes deverão exercitar a escritura descritiva e o desenho especulativo. Neste módulo, os exercícios serão exclusivamente manuais, com auxílio tutorial dos professores. Ao final, os alunos deverão entregar, segundo modelo a ser indicado, o resultado do exercício.

Referências

O Workshop tem suas guias práticas no ensaio Dez Notas sobre Como Escrever em Arquitetura.

Dez Notas sobre Como Escrever em Arquitetura

Releia o artigo resultado da primeira edição do Workshop ArchDaily Brasil, na UFRGS em Porto Alegre.

Observação, Desenho e Descrição

Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira

  • Docentes: Igor Fracalossi + Ruth Verde Zein
  • Carga horária: 12 horas/aula
  • Horário: 19h às 22h - Dias: 11, 12, 13 e 14 de maio de 2015
  • Vagas: 15 mestrado/doutorado do PPGAU-UPM
  • Inscrições: workshopmackenziearchdaily@gmail.com

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Segunda edição do Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura acontecerá em São Paulo" 07 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764954/segunda-edicao-do-workshop-archdaily-brasil-classicos-da-arquitetura-acontecera-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.