Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 2 de 28Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 3 de 28Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 4 de 28Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 5 de 28Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Mais Imagens+ 23

  • Arquiteto: Laura Andreini, Marco Casamonti, Silvia Fabi, Giovanni Polazzi
  • Coordenador De Projeto: Archea Associati – Marco Casamonti
  • Assistentes De Coordenação De Projeto: Ezio Biondi, Giuseppe Pezzano
  • Estrutura: Mario Myallonnier
  • Sistemas Termodinâmicos: Studio Armondi
  • Sistemas Elétricos: Studio Armondi
  • Construtora: Viola Costruzioni
  • Custo: € 2.000.000,00
  • Cidade: Bergamo
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 8 de 28
© Pietro Savorelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, concebido em 1997, previa a construção de uma nova biblioteca e auditório em Curno, uma pequena vila na província de Bergamo.

O projeto está localizado dentro de uma área maior, concebido para ser um complexo escolar e de serviços comunitários, e coloca-se como um elemento gerador de uma dimensão diferente do espaço público, capaz de projetar uma nova praça, um teatro contemporâneo e sua extensão e escadas são uma reinterpretação do anfiteatro tradicional: um espaço para meditação e observação.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 19 de 28
© Pietro Savorelli

O projeto, que abrange cerca de 2.000 metros quadrados, é um monólito de concreto pigmentado com óxidos de ferro, completamente decorado com um baixo-relevo gravado com as letras do alfabeto. A imagem principal na perspectiva, que olha para a praça, lembra um livro aberto, cujas palavras gravadas nas páginas enriquecem e dão uma identidade única às superfícies nuas do cimento.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 21 de 28
Planta - Térreo

A estrutura, dividida por um longo corredor delimitado por uma parede dupla de concreto, conecta visualmente a praça com a parte traseira da escola e identifica duas partes distintas que contêm em si as funções principais: o Auditório e a Biblioteca.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 2 de 28
© Pietro Savorelli

A presença de um único edifício de duas funções distintas é obrigada a manter a conformidade com os regulamentos de prevenção de incêndios, com uma separação clara entre as duas atividades, proporcionando-lhes uma zona de filtro. A circulação central constitui a verdadeira espinha dorsal do projeto estruturalmente e espacialmente, enquanto duas paredes de concreto de 40 centímetros de espessura compõem a estrutura de suporte para o Auditório e para o alojamento do sistema de ar-condicionado, distribuição de energia elétrica e sistema de prevenção de incêndio.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 20 de 28
Planta - Subsolo

Durante a construção das paredes de concreto, uma série de tubos de PVC de 200 milímetros de diâmetro foram inseridos nas paredes, em intervalos regulares, garantindo uma perfeita distribuição do ar no interior das salas. No porão, sob a circulação central, há um depósito longo e espaçoso para livros.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 13 de 28
© Pietro Savorelli

Este pavimento abriga todas as áreas técnicas: os aquecedores de água, o sistema de ar condicionado e a unidade de refrigeração. O acesso à nova estrutura começa por um caminho coberto por um telhado em balanço, de concreto pigmentado, que se conecta com a escola próxima. O hall de entrada também possui uma área para um guichê e sala de espera, permitindo uma conexão direta com o auditório e com a biblioteca através da circulação com jornais.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 14 de 28
© Pietro Savorelli

O auditório foi alocado no espaço sob a escada e possui uma sala de dois níveis que pode acomodar cerca de 200 pessoas, completamente coberta com painéis de cerejeira para garantir uma boa acústica. Na parte inferior, atrás do palco, projetamos um depósito e os camarins.

Do corredor de jornais também possui dois níveis e é totalmente iluminado por aberturas zenitais e uma grande estante de metal, podemos acessar a sala de leitura principal, um espaço de pé direito alto, iluminado por algumas aberturas verticais e zenitais.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 4 de 28
© Pietro Savorelli

Estas aberturas também iluminam o mezanino acima, um espaço de leitura com estrutura metálica aparente. A sala de leitura, mesmo que configurada como um único volume, é dividida em duas zonas pela a mesa principal: um espaço menor para crianças e um espaço maior para adolescentes e adultos.

No projeto da biblioteca foi determinado que todo o edifício seria realizado com um material único, dando ao objeto arquitetônico uma aparência unificada, optimizando, assim, a articulação dos volumes. Por meio de vários testes laboratoriais com diferentes amostras, optamos por um concreto colorido com pigmentos de óxido de ferro natural e com a adição de lubrificantes para tornar viável o concreto de acordo com conformações particular dos moldes.

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 3 de 28
© Pietro Savorelli

Esta mistura permitiu a realização de um concreto de alta resistência e durabilidade. A realização das letras sobre a superfície das paredes tornou-se possível pelo posicionamento de matrizes de plástico sobre essas superfícies.

Em relação ao conforto térmico do edifício, incorporamos dentro das paredes e dos canais de passagem de ar, alguns painéis de poliestireno de espessuras diferentes para criar uma calefação eficaz entre o exterior e interior do edifício.

Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 12 Março, 2015

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati - Imagem 15 de 28
© Pietro Savorelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via IV Novembre, 24128 Bergamo BG, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati" [Curno Public Library and Auditorium / Archea Associati] 13 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764926/biblioteca-e-auditorio-publico-curno-archea-associati> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.