Spa Hedon / Allianss Arhitektid OÜ

Spa Hedon / Allianss Arhitektid OÜ - Mais Imagens+ 8

Pärnu, Estônia
  • Arquitetos: Allianss Arhitektid OÜ; Allianss Arhitektid OÜ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paco Ulman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Parmet
  • Colaboradores: Niina Mäger, Helle-Triin Hansumäe
  • Interiores: Vaikla Stuudio OÜ. Tüüne-Kristin Vaikla, Urmo Vaikla
  • Arquiteto Encarregado : Tarmo Teedumäe, Paco Ulman, Inga Raukas
  • Cidade: Pärnu
  • País: Estônia
Mais informaçõesMenos informações
© Paco Ulman

Introdução

A reconstrução dos edifícios de banho históricos feitos de barro na zona da praia de Pärnu como um spa moderno, incluindo, ainda, a adição de um hotel e um restaurante ao longo do passeio costeiro. 

© Paco Ulman

Breve Descrição

Considerados hoje um dos mais representativos edifícios da cidade, os edifícios de banho históricos feitos de barro de Pärnu situados junto ao mar e orientados em direção à cidade, são uma construção de estilo neoclássico terminada em 1927.

© Paco Ulman

O objetivo do projeto era combinar de maneira adequada o monumento histórico existente com uma intervenção nova, de estilo contemporâneo, considerando a paisagem do parque circundante e injetando vida na área adjacente. 

O edifício histórico abriga um spa com piscinas, salas de tratamento corporal, um centro de saúde e quatro quartos de hotel, enquanto a nova intervenção, anexada à fachada do edifício que está de frente para o mar, abriga um restaurante, uma área de recepção e um salão de conferências no térreo, além de 68 dormitórios de hotel no primeiro e segundo pavimentos.

Planta Térreo

Descrição do Projeto

A proposta tem como objetivo preservar, restaurar e expor ao máximo os espaços e detalhes que conformam o edifício original, enquanto que a incorporação de novas funções complementa os usos originais pela modernização dos serviços de tratamento corporal. Os pontos de contato entre o edifício antigo e o moderno foram feitos da maneira mas delicada possível. 

© Paco Ulman

Os espaços públicos abertos estabelecidos ao longo do passeio costeiro dão lugar a uma transformação fundamental: a revitalização de uma área majoritariamente desertificada. Ao nível da rua, o edifício novo introduz um terraço para o restaurante, enquanto que um espaço de área verde conduz até a praia.

Em termos gerais, o princípio básico da intervenção arquitetônica pretende que o edifício novo e o antigo permaneçam separados. O resultado é um bloco fechado que se insere dentro do plano geral proposto pelo arquiteto Olev Siinmaa nos anos 30, o qual contempla o desenvolvimento do complexo por etapas e a partir da incorporação de pátios. O volume resultante estabelece uma relação com os edifícios modernos ao longo da costa, característicos da área praiana de Pärnu.

© Paco Ulman

A extensão total da obra se divide em um térreo aberto, cujo acabamento usa de uma gama de cores escuras, e dois superiores, de caráter privado, com dormitórios de hotel compostos por uma gama de cores vivas. 

Todos os quartos são espaçosos e, graças a sua orientação, oferecem vistas da paisagem, da praia e do parque. As varandas formam uma camada exterior contínua ao longo de todo o perímetro exterior do edifício. Um dos lados de cada uma das varandas avança para fora, criando um espaço mais profundo na sacada  e resultando em um tratamento de superfície que confere um caráter de dobradura para a aparência global da fachada do edifício. Ripas verticais de alumínio articulam as dobras do volume e contribuem com a privacidade de cada varanda.

Corte

Aspectos Sustentáveis

No edifício histórico tentou-se preservar sempre que possível a organização original dos dormitórios, dando um acabamento adequado para as superfícies e detalhes arquitetônicos. 

© Paco Ulman

A cobertura das varandas do novo bloco evita que os raios solares incidam nos quartos durante a temporada de verão, reduzindo assim os custos com aclimatação. 

O volume do edifício é compacto, não possui protuberâncias significativas, e a área da superfície da casca exterior do edifício foi conservada no menor tamanho possível: isto permite reduzir a perda de calor através do perímetro exterior durante as estações frias. 

Planta Primeiro Piso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pärnu, Baía de Pärnu, Estônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Spa Hedon / Allianss Arhitektid OÜ" [Hedon Spa / Allianss Arhitektid OÜ] 10 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764922/spa-hedon-allianss-arhitektid-ou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.