Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 2 de 22Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 3 de 22Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 4 de 22Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 5 de 22Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: OVO Grabczewscy Architekci
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  642
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Arquitetos Responsáveis: Barbara Grabczewska, Oskar Grabczewski
  • Equipe De Projeto: Beata Kosok, Marta Musiał, Agnieszka Krzysztonek, Martyna Wojtuszek
  • Cidade: Zory
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 5 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A história do Museu de Fogo começou quando fomos convidados a projetar o pavilhão de exposições que deveria promover a cidade de Żory e mostrar o que ela oferece aos recém-chegados, turistas, parceiros e investidores.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 13 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

O pavilhão deveria ser situado com destaque em um local perto da principal estrada de acesso à cidade. O lote posuía uma série de desvantagens, especialmente um grande número de infraestruturas subterrâneas, o que acarretou num pedaço de terra irregular para construção.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 3 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

Nós não fomos capazes, por um longo tempo, de chegar a qualquer solução razoável. Começamos a estudar novamente e novamente a encomenda, buscando o fator crucial que deveria definir o projeto - a ideia principal.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 14 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

O nome da cidade - Żory significa "fogo", "queimadas", "chamas". No século XII, quando Żory foi fundada, a floresta foi queimada, a fim de criar espaço livre para a nova cidade. Esta tradição ainda está viva - há um Festival de Fogo no verão e o logotipo da cidade é uma pequena chama.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 9 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

Tornou-se evidente para nós que o edifício deveria ser semelhante a um incêndio. A forma estranha sobre o terreno de repente começou a se aproximar de chamas flamejantes. A ideia começou a se cristalizar.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 10 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

O edifício consiste em três paredes independentes que "nadam" ao lado das outras. Sua composição e formas cobertas com placas de cobre se assemelham a chamas. Os espaços entre as paredes são totalmente envidraçados conformando entradas para o pavilhão. Paredes são feitas de concreto, coberto externamente com cobre e deixado aparente no interior. O piso é pavimentado com pedra preta, continuando com os elementos exteriores.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 17 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

Durante a construção, enquanto a terra era escavada, o cliente veio com uma ideia de utilizar o espaço subterrâneo para inserir um grande salão de exposição. Foi assim que surgiu a ideia de que todo o edifício deveria tornar-se o Museu de Fogo.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 6 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

O edifício possui três entradas. Há uma sala multifuncional e recepção / informação no piso térreo e um subsolo com salão de exposição. Com os banheiros e as salas técnicas o programa se completa.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 18 de 22
Planta - Subsolo
Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 19 de 22
Planta Baixa - Térreo

Há um paisagismo intensivo em torno do Museu. O edifício e o paisagismo trabalham em conjunto para criar um espaço simbiótico consistindo no próprio museu, nos caminhos de pedestres através do pavilhão e nas passarelas verdes. Há um Jardim do Fogo previsto - um espaço de exposição ao ar livre que será usado durante o Festival de Fogo.

Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci  - Imagem 16 de 22
© Tomasz Zakrzewski / archifolio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zory, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu do Fogo em Żory / OVO Grabczewscy Architekci " [Museum of Fire in Żory / OVO Grabczewscy Architekci ] 05 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764828/museu-do-fogo-em-zory-ovo-grabczewscy-architekci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.