Intervenção Urbana: estruturas infláveis que se apropriam da arquitetura por Penique productions

Recentemente apresentamos o projeto "A piscina do Parque Lage" que consistia em uma instalação no Palácio da Escola de Artes Visuais no Rio de Janeiro, realizado por Penique productions, um coletivo espanhol de artistas que realizam instalações efêmeras infláveis que invadem e se expandem em espaços únicos.

Hoje apresentamos uma seleção de seu trabalho realizado na Espanha e México que traz o mesmo ponto de partida - apropriar-se de um espaço original que perde seu uso habitual - o espaço passa a formar parte da obra, que cresce até relacionar-se com a arquitetura existente e a experiência com o espectador, concebendo um novo espaço.

Veja seu trabalho realizado na Espanha, México e Brasil, a seguir.

Intervenção Urbana: estruturas infláveis que se apropriam da arquitetura por Penique productions - Mais Imagens+ 15

Em Barcelona nasce Penique productions, um coletivo de artistas de diferentes disciplinas unidos em um mesmo projeto que se baseia na realização de instalações efêmeras.

El Claustro. Imagem cortesia de Peniques productions

O ponto de partida de cada projeto é a seleção de uma localização a partir da qual se constrói uma peça única e feita sob medida. Um inflável que se expande e invade o espaço por completo. O balão cresce até relacionar-se com a arquitetura existente. O ar, atuando de forma estrutural, exerce pressão contra o plástico que esbarra nas formas sólidas da arquitetura que o limita e modelam sua forma final.

Palo Alto. Imagem cortesia de Peniques productions

Conquistado pelo grande inflável, o lugar se transforma através da nova textura, a iluminação e a cor monocromática. Penique productions se apropria da localização atual que perde seu uso habitual para formar parte da obra adquirindo uma nova identidade, a instalação atua como fronteira e define um novo espaço. O conteúdo também é o recipiente que borra a ideia do objeto artístico.

Parque Lage. Imagem cortesia de Peniques productions

Penique productions propõe uma experiência ao espectador. Através desta mensagem perceptiva clara, direta e simples sem estabelecer um discurso fechado, pretende alcançar todo o tipo de público.

A seguir, apresentamos quatro projetos: Galeria del Paranimf, El Claustro, Palo Alto, La Capella e Parque Lage:

GALERIA DEL PARANIMF 
Barcelona, Espanha.

Penique Productions volta à sua cidade de origem nas mãos da instituição que presenciou seu nascimento, a Universitat de Barcelona, e para a ocasião, o coletivo se apropria da emblemática Galeria del Paranimf localizada no edifício histórico pertencente à universidade. A obra filtra a luz do dia em uma expressão constante de reflexos, brilhos e matrizes que destacam a arquitetura em relação com a instalação inflável.

GALERIA DEL PARANIMF. Imagem cortesia de Peniques productions

A instalação exibe diferentes tonalidades de cor à medida que o dia avança, o que ressalta sua singularidade mutável. A camada azul constante ao longo de seus mais de 30 metros de extensão se funde com as janelas e os ornamentos da circulação, redesenha a majestosidade da porta de entrada do Paraninfo, estabelece com eles um diálogo íntimo e os converte em atores desta função efêmera.

GALERIA DEL PARANIMF. Imagem cortesia de Peniques productions

EL CLAUSTRO
Querétaro, México

Penique productions viaja ao México à convite do festival de animação CutOut Fest para realizar uma intervenção na cidade sede, Querétaro. O projeto se realiza no Museu da Cidade, localizado no antigo convento de San José de Gracia, onde o pátio do edifício foi coberto por completo.

De acordo com a hora do dia, a luz modifica a obra. Com a potente luz do sol, a instalação apresenta um azul intenso no interior e a arquitetura que a envolve se mantém azul celeste. De noite, a sutil iluminação artificial da galeria que envolve o inflável e o ponto de luz instalado na fonte central desenham os volumes com um azul mais escuro.

El Claustro. Imagem cortesia de Peniques productions

PALO ALTO
Barcelona, Espanha

Projeto desenvolvido em colaboração com a Escola de Disseny BAU para o XXII Desfile de Moda no centro de produção artística e cultural Palo Alto. A instalação, de caráter cenográfico, busca a integração entre arte e moda.

Palo Alto. Imagem cortesia de Peniques productions

LA CAPELLA
Piera, Espanha

A equipe do Cerka’l Festival de Piera, em Barcelona, convida a Penique productions para realizar uma intervenção na capela gótica de Sant Sebastià, edifício do séc. XVI.

La Capella. Imagem cortesia de Peniques productions

Penique productions apresenta ao público uma instalação onde a luz possui um papel de destaque. Um crucifixo de 4 metros de altura de neon azul está contra a luz natural que entra do exterior através do plástico rosado. Gradualmente, de acordo com a hora do dia, a luz artificial acaba por impor certos tons azulados sobre a luz natural que ressalta o tom rosado do material, gerando contrastes e matizes nas cores e nas formas arquitetônicas.

La Capella. Imagem cortesia de Peniques productions

A PISCINA DO PARQUE LAGE
Rio de Janeiro, Brasil

Parque Lage. Imagem cortesia de Peniques productions

Conheça mais deste projeto no seguinte artigo: Arte e Arquitetura: "A piscina do Parque Lage" por Penique Productions

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Intervenção Urbana: estruturas infláveis que se apropriam da arquitetura por Penique productions" [Intervención Urbana: estructuras inflables que se apropian de la arquitectura por Penique productions] 05 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764682/intervencao-urbana-estruturas-inflaveis-que-se-apropriam-da-arquitetura-por-penique-productions> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.