Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 2 de 19Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 3 de 19Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 4 de 19Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 5 de 19Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Mais Imagens+ 14

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 5 de 19
© Akhil bakshi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída num terreno de 10.000 m², com 1.858 m² de área construída. Com um vocabulário contemporâneo reforçado pela atenção aos detalhes, o arranjo da estrutura garante vistas à piscina ou ao gramado de todas as partes da casa.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 12 de 19
© Akhil bakshi

Casa da Fazenda é, certamente, um eufemismo para esta casa. "Mansão" ou "hotel de luxo" podem ser palavras mais apropriadas para definir o projeto. Enormes quartos e banheiros, ofurôs, banheiras de hidromassagem, saunas, uma sala de jogos e um spa são partes do conjunto. A geometria da estrutura é composta por um conjunto de blocos perpendiculares, com uma caixa em balanço sobre a entrada. Uma sala na entrada abriga uma lareira para os dias frios em Deli, com um volume de água na sua periferia. Essa combinação incomum evoca a imagem dual do fogo e da água.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 7 de 19
© Akhil bakshi

A edificação, uma estrutura moderna, situa-se na extremidade traseira do lote retangular, com um jardim frontal. Sua geometria é composta por um conjunto de blocos perpendiculares, com uma caixa saliente em balanço sobre a entrada. Uma pérgola lança sombras interessantes, que mudam com o decorrer do dia. Variadas composições arquitetônicas apresentam-se, quando vistas a partir de pontos diferentes. A aproximação desde a estrada oferece uma visão do bloco em balanço, revestido em zinco, dando-lhe um caráter distintivo. O restante do exterior é uma combinação de vidro, e revestimento de pedras.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 15 de 19
Planta Baixa

Dois pavimentos abrigam as áreas privadas e semi-privadas. Há duas unidades para hóspedes que faceiam os jardins e as principais áreas com vista para a piscina. O piso térreo contém o saguão, salas de desenho e jantar, dois dormitórios e um bar, enquanto o piso superior possui três dormitórios com uma suíte. Ao lado da piscina, em ângulo reto com a sala de estar, estão o home theater e o ginásio. O spa está num ângulo reto com a sala de jantar, criando um espaço privado fechado. Especial atenção foi dada ao tratamento dos tetos em cada quarto, oferecendo uma aparência leve e opções de iluminação para todos os espaços.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 8 de 19
© Akhil bakshi

Entrando na casa através das altas portas levam ao saguão de pé-direito duplo, com um escritório ao lado. Internamente, a escada leva ao primeiro pavimento, seus painéis de vidro permitem iluminar o espaço interno, com vistas para o jardim frontal. O espaço é dramatizado pelo revestimento rústico em pedra indiana em suas paredes laterais.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 9 de 19
© Akhil bakshi

Mais adiante, há um vislumbre da piscina desde o saguão e muitos dos espaços internos têm vistas para ele. No entanto, a vista mais espetacular da casa é da piscina. As salas de jantar e desenho são colocadas em ângulos retos entre si, enquanto que um elevador de vidro no hall de entrada apresenta um corpo de água em torno dele. Ele conecta espaços internos e externos, trazendo a natureza para perto do espaço de estar, permitindo também iluminação para a sala de estar da família. Os dois dormitórios estão ao lado do elevador de vidro e a sala de estar conecta-se com a cozinha (que também pode ser acessada desde a sala de jantar), e para o bar na extremidade. 

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 4 de 19
© Akhil bakshi

A escadaria leva ao andar superior, onde o saguão apresenta um panorama das salas de desenhos e jantar abaixo. Dois dormitórios foram inseridos precisamente sobre os dois abaixo, sendo que um deles se estende acima do lobby de entrada no piso inferior. O dormitório principal, no outro extremo, possui varandas que abrem-se para o jardim frontal e área da piscina.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 3 de 19
© Akhil bakshi

A área da piscina com os espaços privados abraçando-a é a parte mais interessante da casa, já que o espaço é alterado com a luz do sol em diferentes momentos do dia. A academia (que se estende para um espaço de festa) e spa estão em um nível mais baixo, com degraus que levam ao terraço ajardinado acima da academia. A pérgola de madeira projeta sombras interessantes no terraço.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 6 de 19
© Akhil bakshi

Um painel de madeira por todo o corredor acrescenta interesse visual, com suas linhas ecoando a pérgula externa. O banheiro principal possui vista para a piscina, assim como o terraço do ginásio. Com paredes envidraçadas envolvendo a área de lavatório, uma parede confere privacidade à banheira.

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 13 de 19
© Akhil bakshi

O projeto é uma tentativa de criar uma ânsia de explorar os espaços, enquanto se caminha por eles. Tratava-se de trabalhar com modelos em escala numerosas, testando formas e relações espaciais e, em seguida, refinando-as. O projeto também enfatizou detalhes em termos de materiais e formas. A atenção aos detalhes criou transições perfeitas entre diferentes espaços. Foram estudadas as conexões entre diferentes áreas, de modo que elas funcionem da melhor forma;

Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka - Imagem 2 de 19
© Akhil bakshi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nova Deli, Deli, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Fazenda Sachdeva / Spaces Architects@ka" [Sachdeva Farmhouse / Spaces Architects@ka] 31 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764602/sachdeva-farmhouse-spaces-architects-at-ka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.