Edifício LeBreton 4482 / Barq

Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 6 de 24
© Federico Kulekdjian

Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 2 de 24Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 3 de 24Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 4 de 24Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 5 de 24Edifício LeBreton 4482 / Barq - Mais Imagens+ 19

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Barq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Equipe De Projeto: Julián Berdichevsky, Mariano Varela, Magdalena Real, Carla Selva, Daniela Devesa
  • Assessor Estrutural: Sebastián Berdichevsky
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 5 de 24
© Federico Kulekdjian

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em uma tranquila rua do bairro de Villa Urquiza delimitada por duas linhas rodoviárias com foco nas estações Coghlan e Drago.

Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 9 de 24
© Federico Kulekdjian

É um bairro próspero, mesmo com a grande quantidade de demolições sofridas para a construção da rodovia. Está caracterizado por diversas tipologias - desde casas antigas de um ou dois pavimentos até edifícios de apartamentos - ruas tranquilas e arborizadas junto a avenidas de trânsito rápido e fluido. O edifício responde ao entorno com uma aparência distintamente contemporânea.

Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 3 de 24
© Federico Kulekdjian

A proposta possui seu ponto de partida em outro edifício do escritório, construído na mesma rua, a apenas 50 metros de distância. Tendo como referência o Le Bretón II, como gostamos de chamá-lo, a edificação mantem as formas do seu antecessor, incorporando 3 tipologias das residências com jardins de distintas superfícies. Elas agrupam-se em dois blocos divididos por um grande pátio central onde está o núcleo de circulação a céu aberto. Os apartamentos do bloco em contato com a rua são unidades de um, dois ou três ambientes e duas coberturas com terraço próprio. O outro bloco possui 3 residências de um pavimento com jardim próprio e uma cobertura no terceiro pavimento com um grande terraço e piscina própria. Estas tipologias procuram manter o caráter das residencias do bairro, mas dentro das comodidades de um complexo de moradias coletivas.

Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 13 de 24
© Federico Kulekdjian
Planta

Os materiais e revestimentos procuram reforçar a ideia da estrutura como linguagem: o concreto é aparente, sem pintura, apelando a diferentes tipos de formas para que a luz ressalte os distintos revestimento. Grandes painéis envidraçados com esquadrias de alumínio do chão ao teto, revestimento interior de gesso e exterior de cor preta configuram os principais acabamentos. A incorporação da madeira como linguagem do bloco posterior, outorga ao edifício um aconchego particular e moderno, que contrasta com o bloco frontal, criando um diálogo amável entre eles e o entorno.

Edifício LeBreton 4482 / Barq - Imagem 4 de 24
© Federico Kulekdjian

Originalmente publicado em 19 de maio de 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tomás A. Le Breton 4482, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício LeBreton 4482 / Barq" [Edificio LeBreton 4482 / Barq] 24 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764583/edificio-lebreton-4482-barq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.