Wasabi Sushi Bar / CAVE

Wasabi Sushi Bar / CAVE - FachadaWasabi Sushi Bar / CAVE - Imagem 3 de 16Wasabi Sushi Bar / CAVE - Mesa, VigaWasabi Sushi Bar / CAVE - Bancada, CozinhaWasabi Sushi Bar / CAVE - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: CAVE; CAVE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Equipe: Joana Torre do Valle e João Pedro Pinto
  • Construtora: Urbisistema
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Wasabi Sushi Bar / CAVE - Bancada, Cozinha
© Joana Torre do Valle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante WASABI sushi bar é o primeiro projeto do atelier CAVE, situa-se em Campo de Ourique, um bairro histórico e residencial de Lisboa.

O espaço consiste numa área de aproximadamente 50 m² com duas grandes fachadas de vidro, viradas para a rua e jardim. 

Wasabi Sushi Bar / CAVE - Mesa, Viga
© Joana Torre do Valle

O orçamento muito baixo e o espaço muito reduzido foram condicionaram a intervenção do projeto. 

Com as grandes fachadas em vidro o espaço apresenta uma grande relação interior / exterior que houve a intenção de manter e enfatizar a partir das diferentes materialidades, texturas, cores e iluminação do espaço. Através desta permeabilidade entre o que é interior e o que é exterior foi possível criar um quadro vivo para a rua como se este fizesse parte dela. 

Diagrama

É a partir da forma irregular que se criam três momentos diferentes que comportam funções muito especificas. Sendo uma imposição manter a forma existente, diferenciou-se os espaços através dos materiais. As texturas dos azulejos, da madeira OSB, do micro cimento e também do tipo de pintura, conseguiram criar ambientes mais quentes ou mais híbridos. 

Wasabi Sushi Bar / CAVE - Bancada, Cozinha
© Joana Torre do Valle

O espaço de entrada e de confecção é um espaço amplo e aberto com o branco como a cor dominante. Um espaço frio e limpo com o propósito de criar uma transparência e limpeza como um espaço de preparação de sushi o exige. Os azulejos brancos que marcam a zona do sushiman pretendem introduzir reflexos e luzes de forma a enriquecer a experiência, contrapondo com um material menos nobre, as placas de madeira de osb, que apesar das suas condições apresentam características muito fortes como a sua plasticidade e textura que conseguem propor um ambiente mais intimista. A textura e cor do osb com os azulejos pretos de fundo, inserem um contraste e uma tensão que tornam o fim de um espaço que assume uma continuidade pelas seus constantes reflexos e luzes. Esta zona mais escura e fechada ,consegue fazer uma transição entre o espaço de estar e um espaço de passagem e arrumos mais discreto e técnico do restaurante. 

Wasabi Sushi Bar / CAVE - Imagem 11 de 16
© Joana Torre do Valle

Neste restaurante todo o pavimento é executado com microcimento preto excluindo somente o espaço central, assumindo-se uma caixa de madeira osb que dividiu o espaço em três.

Um dos elementos mais importantes para a intervenção desta remodelação foi o jogo de iluminação que se executou com o propósito de assumir esta divisão de espaços onde uns são posicionados de uma forma mais regrada e regular em contrário ao espaço central onde a textura irregular do osb cria uma tensão entre estes dois momentos que é mais dinâmica e viva.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Wasabi Sushi Bar / CAVE" 28 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764566/wasabi-sushi-bar-cave> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.