Uralchem Headquarters / Pedra Silva Arquitectos

Uralchem Headquarters / Pedra Silva Arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Pedra Silva Arquitectos; Pedra Silva Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Design Gráfico: P06
  • Empreiteiro: VURAL
  • Carpintarias E Alvenarias: BEC
  • Divisórias: OWD
  • Autores: Luis Pedra Silva and Maria Rita Pais
  • Equipe De Projeto: André Góis, Dina Castro, Hugo Ramos, Hugo Ferreira, João Alves, Paulo André, Ricardo Sousa
  • Cidade: Moscou
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa consistia em desenhar um espaço que permitisse criar as condições ideais de trabalho para o pessoal e, simultaneamente, refletisse o espírito dinâmico, descontraído e jovem da empresa. O Projeto ocupa um piso inteiro da Imperia Tower, um arranha-céus em Moscow City.

© Fernando Guerra | FG+SG

O primeiro desafio surgiu quando inicialmente visitamos o local e nos demos conta de que alguns dos pisos da torre estavam previamente construídos para ser hotel. Isto explica o baixo pé-direito e a inexistência de pisos elevados, ideais para o uso como espaço de escritórios. Tentamos então responder à questão...” 

© Fernando Guerra | FG+SG

Como fazer um espaço parecer mais alto do que na realidade é?”

Enquanto procurávamos responder a esta questão, acabamos por resolver o problema inicial e uma série de outras questões adicionais, repensando o teto. Criamos um teto inovador e singular que faz não só o espaço parecer maior (mais alto), mas que ainda faz desaparecer os elementos desagradáveis que existem habitualmente nos tetos tradicionais.

© Fernando Guerra | FG+SG

O resultado é um “filtro visual” horizontal que assenta numa matriz composta de discos, onde a iluminação e saídas de ar condicionado são colocados de acordo com a necessidade. Atrás deste filtro temos todos os mecanismos técnicos que ficam ocultos, tais como detectores de incêndio, condutas de ar e outros aparelhos que possam surgir.

© Fernando Guerra | FG+SG

O teto é feito de elementos circulares brancos (discos) que formam uma superfície contínua, unificando o espaço e refletindo a luz natural. A luz artificial é conseeguida clicando nos discos luminosos de acordo com a intensidade de luz que se pretende em torno de um local em particular. Também as saídas de ar condicionado ficam completamente integradas no sistema do  teto, substituindo os discos por saídas de ar com diâmetro equivalente. O resultado é um sistema flexível de discos suspensos substituíveis, que permitem um fácil acesso às infraestruturas que oculta, enquanto minimiza os efeitos de um teto mais baixo.

© Fernando Guerra | FG+SG

Se tivéssemos usado um teto falso contínuo, habitual em escritórios, o espaço teria ficado constrangido e claustrofóbico, mas em vez disso percepciona-se maior e arejado, enquanto cumpre todos os requisitos de performance necessária num habitual teto de escritórios. Dos protótipos iniciais em Innsbruck, Áustria até à atual produção em Ankara, Turquia, o resultado é uma resposta à medida, ao problema inicial, resultando no principal elemento estético deste espaço.

Tal como para o espaço em si mesmo, o escritório organiza-se em torno de um corpo central de serviços, que funciona como núcleo entre departamentos. Os percursos de circulação em torno deste cerne são enfatizados pela superfície contínua de madeira que é de vez em quando interrompida, escondendo secretamente unidades de armários e aberturas de portas.

© Fernando Guerra | FG+SG

Para além da parte estética do espaço, foram pensados espaços-chave para o pessoal promovendo o bem-estar e a produtividade. Criam-se espaços como “salas de silêncio” para melhorar a concentração, as pequenas salas para reuniões informais, não planeadas. Os elementos de ruído são remetidos para o open-space e é criado um espaço lounge, onde a equipa se conhece e compartilha as suas experiências.

© Fernando Guerra | FG+SG

O espaço é ocasionalmente interrompido pelas bubbles de vidro que contrastam com as referências circulares envolventes. Estas bubbles acolhem os diretores e salas ruidosas, num ambiente insonorizado. Os pictogramas da sinalética acrescentam um toque de cor num ambiente calmo e neutro.

© Fernando Guerra | FG+SG

Este é um projeto com soluções à medida, do teto aos espaços especiais, culminando num confortável ambiente de trabalho que promove alegria e produtividade.

(c) Pedra Silva Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moscou, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Uralchem Headquarters / Pedra Silva Arquitectos" [URALCHEM HEADQUARTERS / Pedra Silva Arquitectos] 23 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764251/uralchem-headquarters-pedra-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.