Cobertura das Paredes da Antiga Igreja de Baños / BROWNMENESES

Cobertura das Paredes da Antiga Igreja de Baños / BROWNMENESES - Mais Imagens+ 19

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em resposta à necessidade de recuperar os sítios catalogados como patrimônio cultural, que constituem um fator de desenvolvimento local, regional e nacional em geral, o ministério que coordena o patrimônio através da unidade de gestão de emergência contratou nossos serviços para realizar o desenho de uma cobertura para as ruínas da antiga igreja da cidade de Baños (que data de 1788). A igreja foi abalada pelo terremotos de 1797 e 1831, para finalmente transformar-se em ruínas no terremoto de 1949.

© Christian Brown

Condições para o projeto

Objetivos

- Refuncionalização do espaço atualmente inútil e esquecido, uma antiga infraestrutura urbana que agora deverá satisfazer as necessidades espaciais de um centro comunitário da cidade de Baños;

© Sebastián Crespo

- Realizar uma cobertura para a antiga igreja que seja segura com desenho apropriado em seu entorno, de formas geométricas obtidas através de um processo de abstração da cobertura original;

Corte Longitudinal AA

- Proteger as paredes e o espaço interno com materiais estruturais e de cobertura que garantam sua durabilidade, almejando um espaço interno sem obstáculos e por último, ventilar e iluminar naturalmente o espaço confinado pelas paredes.

Tudo isso para colocar em evidência a memória e o patrimônio arquitetônico.

© Sebastián Crespo

Estado Original

As paredes da antiga igreja se encontravam confinadas por uma série de construções adjacentes que de forma caótica tentavam resguardar sua importância e protagonismo anteriormente existente.

© Christian Brown

Proposta

A nova cobertura, de aproximadamente 330 m² nasce de um processo de abstração dos elementos principais da cobertura original de duas águas. Uma vez descompostos estes elementos foram enfrentados de forma inversa, foi gerado uma hipérbole que virtualmente faz alusão à cobertura original. A torção do plano que conforma a hipérbole busca contrastar com o estático entorno revalorizando esta antiga igreja.

© Christian Brown

Em relação aos materiais, propomos opções disponíveis no mercado que cumprem com as características necessárias para representar adequadamente o desenho diferenciando o original do proposto: estrutura metálica, que cobre grandes vãos com seções pequenas, policarbonato translúcido, que protege as paredes com a iluminação adequada facilitando a torção do plano de cobertura.

© Christian Brown

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Baños, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura das Paredes da Antiga Igreja de Baños / BROWNMENESES" [Cubierta de los Muros de la Antigua Iglesia de Baños / BROWNMENESES] 28 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764087/cobertura-das-paredes-da-antiga-igreja-de-banhos-brownmeneses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.