Casa da Cultura de Pinhel / depA Architects

Casa da Cultura de Pinhel /  depA Architects - Mais Imagens+ 17

Pinhel, Portugal
  • Arquitetos: depA; depA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1040
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Consultoria: Luís Oliveira, Edgar Brito, NCREP
  • Museologia: Glorybox
  • Cidade: Pinhel
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação da Casa da Cultura de Pinhel veio permitir a reabilitação do primeiro piso e pátio do antigo Paço Episcopal da cidade, um edifício do século XVIII que, ao longo dos tempos, principalmente no seu interior, foi alvo de inumeráveis modificações que o foram acomodando às suas também inumeráveis funções (Episcopado, Quartel Militar, Sede da Polícia, Escola, Residência de Estudantes). O Paço habituou-se a ser um edifício evolutivo e desfigurado. A proposta de projeto, partindo dessa premissa, quis ser mais um tempo dessa evolução mas, em sentido inverso, para trazer de volta a nobreza e a coerência que lhe fora sendo roubada especialmente ao longo dos século XX.

De forma crítica, pelo estado em que encontramos o interior do edifício, cruzando-se também com a necessidade de uma intervenção econômica e temporalmente viável, a demolição e a exploração espacial das texturas dessa demolição tornaram-se tema de projeto.

© José Campos

O projeto centrou-se, assim, no equilíbrio entre a permanência e recuperação dos seus traços originais mais bem guardados (a escadaria monumental e o tecto de gesso trabalhado) e uma grande operação de subtração, limpeza e extração de todos os elementos supérfluos que foram descaracterizando os interiores ao longo dos tempos. Finalmente, sobreposta a essa demolição, houve uma uniformização cromáticas através da pintura de todas as superfícies, assumindo-se as várias texturas e cicatrizes sem acabamento.

Todos os elementos novos (iluminação, infra-estruturas e reforços estruturais) foram, ao invés, assumidamente expostos e tratados como uma adição  e propositadamente regrados e uniformizados repondo uma necessária leitura de rigor.

Por fim, jogando ainda com a ideia de demolição e história do edifício, todo o mobiliário foi recuperado ou desenhado e construído a partir de elementos em madeira demolidos do edifício e também uniformizados pela cor dentro da coerência e estratégia de projeto.

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:6400 Pinhel, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Cultura de Pinhel / depA Architects" [Cultural House of Pinhel / depA Architects] 17 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763955/casa-da-cultura-de-pinhel-depa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.