Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene

Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 2 de 14Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 14Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 4 de 14Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 14Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 9

Brasília, Brasil
  • Colaboradora: Júlia Peixoto
  • Obra: Bruno Goldenberg
  • Identidade Visual: Victor Yrigoyen e Juliana Albuquerque
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 14
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bistrô, localizado no andar térreo do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, divide seu espaço interno com uma livraria. Suas mesas se espalham pelo grande vão livre do edifício de características brutalistas, projetado por Oscar Niemeyer.

As instalações do estabelecimento necessitavam ser renovadas e adaptadas para atender ao aumento do público, respeitando o curto prazo para a obra e orçamento restrito. Além disso, a proprietária pretendia transmitir seus ideais de uma cozinha "honesta" e cosmopolita, em harmonia com a arquitetura do edifício e os eventos culturais que ali acontecem. 

Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 14
© Joana França

Para ampliar a área do balcão original e dar lugar ao novo anexo da cozinha, o espaço reservado para o caixa foi transferido para o salão localizado no vão livre do edifício. O novo caixa se transformou em uma estrutura móvel e multiuso, com função de apoio para cardápios e talheres, com rodízios que permitem seu deslocamento de acordo com o uso do salão. 

Alinhando o conceito de cozinha "honesta" com o contexto brutalista, o projeto buscou desnudar a verdade do material e da estrutura. Para isso, foram utilizados materiais em seu estado bruto, tidos como de menor valor, como o bloco de concreto e o aço corten, escolhas adequadas às restrições de tempo de execução e orçamento.

Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 12 de 14
Planta Baixa

O novo anexo da cozinha abriga a área de lavagem e, juntamente com o balcão, formam um volume monolítico, com camadas e materiais bem definidos, que se destacam através do contraste com o fundo escuro do ambiente. A primeira camada, formada por bloco de concreto bruto, se subtrai para relevar um interior claro e iluminado, onde se encontra o balcão do bar. As prateleiras suspensas em aço corten, surgem como o esqueleto do volume, entrelaçadas por luminárias pendentes de baixo custo.

O valor à simplicidade dos elementos e materiais, reforça a proposta do estabelecimento, ao mesmo tempo em que se harmoniza com seu contexto cultural e arquitetônico.  

Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene - Imagem 6 de 14
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bistrô Bom Demais / Studio Clarice Semerene" 15 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763731/bistro-bom-demais-semerene-arquitetura-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.