12 coisas que você não sabia sobre Frei Otto, vencedor do Prêmio Pritzker 2015

Hall da Exposição Internacional de Jardins, 1963, Hamburg, Alemanha© Atelier Frei Otto Warmbronn

Freio Otto faleceu na última segunda-feira, um dia antes de ser internacionalmente reconhecido como o 39° vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura. Primeiro arquiteto a receber a honraria postumamente, Otto foi um inventor, arquiteto e engenheiro brilhante, um dos pioneiros no desenvolvimento de algumas das estruturas tênseis mais ambiciosas do mundo.

Em homenagem ao seu legado, compilamos 12 fatos sobre a vida de Otto que influenciaram sua carreira e própria profissão da arquitetura. Conheça-os a seguir. 

Frei Otto © Atelier Frei Otto Warmbronn

1. Frei Otto era filho de um escultor.

2. Ele passou boa parte de sua infância construindo modelos de aviões.

3. Após ser convocado, aos 17 anos, a servir a força aérea alemã na Segunda Guerra Mundial, Otto foi capturado e enviado ao campo de prisioneiros de guerra francês, onde ajudou a construir abrigos temporários e se tornou o arquiteto do acampamento.

Aviário do zoológico de Munique em Hellabrunn, 1979-1980, Munique (Hellabrunn), Alemanha © Atelier Frei Otto Warmbronn

4. Desafiado a construir abrigos com o máximo de área e o mínimo de materiais, Otto usou como referência construtiva uma bolha de sabão. Posteriormente ele reviu a ideia da bolha para projetar a "rede de cabos envolvida por uma membrana" que cobriu o Pavilhão Alemão na Exposição Mundial de Montreal em 1967.

5. Seu primeiro projeto após a guerra foi um conjunto de habitação social. Concebido para durar 30 anos, ele agora é um edifício tombado pelo patrimônio. 

Pavilhão da Dança, 1957, Colônia, Alemanha© Atelier Frei Otto Warmbronn

6. O pavilhão da dança para a exposição de jardins em Colônia foi um de seus primeiros projetos a receber o reconhecimento do público. Construído para durar um ano, o pavilhão permanece de pé até hoje.

7. Uma unidade de pesquisas biológicas projetada por Otto em 1960 impulsionou o desenvolvimento de um inovador sistema pneumático de estruturas em casca que foi posteriormente utilizado no Eden Project de Nicholas Grimshaw.

Instituto de Estruturas Leves, interior, 1967, University of Stuttgart in Vaihingen © Atelier Frei Otto Warmbronn

8. Otto fundou o Instituto de Estruturas Leves na Faculdade de Tecnologia de Stuttgart em 1964.

9. Em 1996, Otto venceu o Prêmio Wolf de Artes na categoria arquitetura juntamente com Aldo Van Eyck.

Pavilhão Japonês, Expo 2000 Hannover, 2000, Hannover, Alemanha © Hiroyuki Hirai

10. Shigeru Ban colaborou com Otto no projeto do Pavilhão Japonês para a Expo 2000 em Hannover.

11. Em 2005, Otto foi premiado com a Royal Gold Medal for Architecture no Reino Unido.

12. Otto era amigo íntimo de Buckminster Fuller e frequentemente debatia a ideia de grandes domos com ele.

Modelo de “Cidade no Ártico”, não construído © Atelier Frei Otto Warmbronn

Referências: ICON, NYTimes, Pritzker Prize

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "12 coisas que você não sabia sobre Frei Otto, vencedor do Prêmio Pritzker 2015" [12 Things You Didn't Know About Pritzker Laureate Frei Otto] 12 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763706/12-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-frei-otto-vencedor-do-premio-pritzker-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.