Restaurante Guilhermina / FGMF

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 2 de 14Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 3 de 14Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 4 de 14Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 5 de 14Restaurante Guilhermina / FGMF - Mais Imagens+ 9

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  157
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadoras: Ana Paula Barbosa, Marilia Caetano, Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Gabriel Mota, Juliana Fernandes, Juliana Nohara, Thyene Schmidt
  • Estagiários: Fernanda Silva, Julian Seifert, Mirella Fochi, Vera Silva
  • Interiores: FGMF Arquitetos
  • Elétrica E Hidráulica: Ramoska & Castellani
  • Sondagem: Ação
  • Comunicação Visual: Prata Design
  • Construction: Arruda Zeitunlian Arquitetos
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 10 de 14
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma conhecida rua da Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo, o Guilhermina é um restaurante e rotisserie com conceito diferenciado e é o primeiro empreendimento deste grupo de investidores.

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 2 de 14
© Rafaela Netto

O terreno de 5 x 25 m era anteriormente ocupado por uma construção totalmente deteriorada e que foi demolida para dar lugar ao novo edifício, que ocupa quase que a totalidade do lote, preservando apenas um pequeno recuo frontal, que é a entrada do restaurante e a área de espera ao ar livre junto a um jardim. O edifício do restaurante pode então ser entendido como um único volume com a mesma largura do lote e com 6m de altura, todo ele com um revestimento cimentício, interna e externamente.

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 14 de 14
Corte A

O restaurante possui dois níveis: O térreo é destinado à entrada, caixa, balcão de atendimento e exposição de alimentos frios, área de mesas, banheiros e ao fundo a área de exposição de alimentos quentes e geladeiras com produtos congelados e vinhos. O andar superior concentra a cozinha e demais espaços de serviços, além de um pequeno escritório. A cozinha possui fechamento em vidro e pode ser visualizada desde o piso inferior, sendo um elemento de destaque. A laje de cobertura é técnica e é toda ocupada por caixas d'´água e equipamentos de ar-condicionado, exaustão, insuflamento, etc.

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 4 de 14
© Rafaela Netto

Buscamos um contato permanente do prédio com a rua. Para isso o recuo de três metros foi mantido e ocupado por um pequeno jardim, além de a fachada ser totalmente envidraçada. Os quase seis metros de vidro são divididos em duas partes: A inferior conta com folha de correr, que permite a comunicação entre a área interna e a externa. Já a superior é composta de vidro fixo e permite a completa visualização do interior do restaurante.

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 5 de 14
© Rafaela Netto

No interior chama atenção a grande estante em madeira que organiza produtos em exposição, camufla áreas de armazenamento e de equipamentos do restaurante, abriga um grande sofá e é, ao mesmo tempo, móvel, forro e revestimento. Este grande elemento é recortado no teto a fim de permitir através de retângulos de tamanhos variados a entrada da luz natural ao longo do dia e da luz artificial de refletores à noite. Na parede, nichos irregulares continuam esta lógica de cheios e vazios tornando intrínseca a relação entre a arquitetura e o mobiliário. 

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 3 de 14
© Rafaela Netto

Outro item importante na composição do espaço interno é uma longa fita formada por um mosaico de cerâmica branca que parte da entrada do restaurante e caminha ora pelo piso, ora pelas mesas, ora pelo balcão de exposição de alimentos e termina na parede do fundo do salão numa nova tentativa de subverter a separação entre o que é construção e o que é mobiliário.

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 12 de 14
Planta - Térreo
Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 13 de 14
Planta - Pavimento Superior

As obras de arte têm também seu espaço no projeto. Abaixo da janela entre a cozinha e o salão, a área de pé-direito duplo é ocupada por uma escultura de tela metálica e peças cerâmicas, realizada pela mesma ceramista que desenvolveu especialmente para o restaurante o conjunto de copos, pratos e travessas. Por fim, o grafite aparece nas portas dos banheiros, distinguindo os sexos.

Restaurante Guilhermina / FGMF - Imagem 8 de 14
© Rafaela Netto

O funcionamento do restaurante é bastante flexível. Podem-se fazer refeições no local ou comprar alimentos e outros produtos para comer em casa. Os produtos ficam expostos ao longo de todo o espaço, que dividem democraticamente com os clientes de curta e de longa permanência. Esta flexibilidade foi intencionada também no projeto arquitetônico, seja na tênue separação entre o dentro e fora, seja na diluição das diferenças entre construção e mobiliário.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restaurante Guilhermina / FGMF" [Guilhermina Restaurant / FGMF] 12 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763626/restaurante-guilhermina-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.