Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura

Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 2 de 12Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 3 de 12Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 4 de 12Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 5 de 12Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Mais Imagens+ 7

Granollers, Espanha
  • Arquiteto Técnico: Claudia Galicia
  • Fechamentos: Josep Arisa
  • Construtora: Art i Construcció SL
  • Cliente: Familia Iñigo Soley
  • Orçamento: 110.000.-€
  • Cidade: Granollers
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 5 de 12
© Andres Flajszer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com duas exigências dos clientes:

  • Uma casa repleta de luz natural
  • Uma casa com a possibilidade de ampliação futura

Para atender à esses requisitos, o SAU Taller de Arquitectura propôs uma ação clara: concentrar os serviços e as áreas de armazenamento nas paredes em branco deixando o núcleo central articulando o espaço ao redor. Com esta decisão, nós conseguimos livrar as fachadas frontal e dos fundos do programa da casa. Essas fachadas estão frente às orientações norte e sul para que elas se tornem filtros de luz e de ventilação. Outra consequência desta decisão é ter uma secção livre e flexível que permitirá elementos estruturais leves de uma possível ampliação. Com este objetivo, algumas encaixes estruturais foram deixados para o concreto para permitir uma estrutura simples de madeira fosse acoplada no futuro. 

Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 2 de 12
© Andres Flajszer

Um espaço de garagem multifuncional está localizado no pavimento térreo e se relaciona tanto com a rua e com os fundos, se tornando um espaço onde é possível ter refeições em família ou atividades relacionadas ao pátio dos fundos. Junto à fachada sul, está a sala de jantar e anexo à ela, a cozinha voltada para a fachada norte, ambas no térreo. O dormitório do casal está conectado com a área de estar através de uma porta dupla de correr que proporciona diferentes níveis de privacidade. No pavimento de cobertura, e graças à flexibilidade da secção, nós encontramos dois terraços, um deles protegido com uma pérgola vegetalizada que é mais privado, e o segundo é mais aberto e funciona como um solário. 

As duas paredes laterais de concreto não são perpendiculares à fachada principal, portanto para organizar a planta, os espaços remanescentes são utilizados como áreas de armazenamento e de serviços.

Junto ao núcleo, está o banheiro e próximo a ele, as escadas. Esta disposição define os espaços com diferentes proporções em torno do programa, o que melhora a relação entre eles. Um pequeno pátio interno está localizado no centro do projeto para iluminar as áreas centrais e o banheiro, e no futuro pode armazenar um elevador.

Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 11 de 12
Exonométrico Explodido

As duas fachadas principais foram projetadas para serem uma camada tripla. Agem como filtros para melhorar a luz natural interna, e as condições de temperatura e conforto. A camada mais externa é feita de policarbonato celular de 4 cm e a camada interna é feita de vidros duplos, enquanto que a camada central é composta de venezianas móveis de alumínio. Em direção ao sul, nós temos a possibilidade de abrir ou fechar a câmara entre o policarbonato e o vidro, em função das necessidades de ventilação: no inverno essa câmara permanece fechada e as venezianas estão orientadas para os interiores, para se ter maior incidência de radiação. Durante o verão, esse espaço permanece aberto e as venezianas orientadas para fora, para evitar a exposição à radiação direta. Se necessário, é possível abrir totalmente a camada de vidro para ventilar todo o espaço, de norte a sul. A casa foi projetada para se alcançar o melhor conforto utilizando técnicas passivas; apenas foram utilizados três elementos mecânicos: um forno ventilado, um sistema de ventilação, e um termostato com condutas que traz o ar quente acumulado nas áreas mais altas do pé direito duplo para baixo, nos pavimentos inferiores e uma bomba de calor como um suporte adicional.

Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 8 de 12
© Andres Flajszer

Nós trabalhamos com materiais neutros e rústicos: concreto, vidro, policarbonato, madeiramento de carvalho... na tentativa de criar um espaço não contaminado que permite os habitantes trazer seus próprios toques de cor e personalidade com a escolha da mobília, vegetação, luminárias... De certo modo, estamos tentando projetar um apoio técnico à vida cotidiana.

Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 3 de 12
© Andres Flajszer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rua Migdia / Sau Taller d'Arquitectura" [House Carrer Migdia / Sau Taller d'Arquitectura] 14 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763561/casa-rua-migdia-sau-taller-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.