Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 2 de 27Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 3 de 27Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 4 de 27Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 5 de 27Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Mais Imagens+ 22

  • Arquiteto Encarregado: Esteve Torres Pujol
  • Gestão De Projeto: ARCOFITEC
  • Direção De Execução: Antonio J. Sanchez, David Seguí Leggett
  • Instalações: Joaquín Canet y Miquel Llinàs - Engineers Assesors
  • Estrutura: Joan Fortuny
  • Coordenação De Segurança: Jaume Oliver
  • Topografia: Santiago Ginard
  • Geotécnica: Geoma
  • 3D: Santi Domínguez Maestro
  • Construtora: Contratas Bartolomé Ramón S.A.
  • Instalações Elétricas: Easa Electrica Arias S.A.
  • HVAC: Clima Insular S.L.
  • Plumbing Installation: Clima Insular S.L.
  • Telecommunications: Level Electronics S.L.
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 5 de 27
© Jose Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pode ser descrito por 5 pontos interessantes:

- Entorno e Forma

O edifício se localiza em uma posição intermediária entre a zona industrial e a zona residencial, limitada com a antiga prisão de Palma, atualmente abandonada. O lote é trapezoidal e o edifício se adapta a essa forma utilizando a máxima superfície permitida, condição requerida pelo cliente. Sua arquitetura volumétrica dialoga com o entorno e combina com a arquitetura do "Estilo Internacional" com as tradicionais edificações rurais de Mallorca. 

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 6 de 27
© Jose Hevia

- Estrutura e Sistema Construtivo

A estrutura é composta por pilares metálicos e soldados de forma composta com a chapa metálica e concreto armado. Os pilares estão ligados à estrutura exterior, o que possibilita que a planta seja toda livre, com exceção do núcleo de comunicação vertical. Desta forma foi possível levar a cabo uma distribuição sem interferências estruturais, o que permite a reordenação dos espaços. Para a execução do envoltório foi utilizado o sistema construtivo G.H.A.S, melhorando muito as características térmicas e mecânicas do edifício.

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 4 de 27
© Jose Hevia

- Fachada, Composição e Luz

O acesso principal, situado abaixo de uma marquise, está formado por uma parede envidraçada que ocupa toda a longitude da fachada, a qual é maioritariamente cega, cuja única abertura é o acesso. Deste modo, se assinala a entrada e a luz invade a recepção.

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 18 de 27
© Jose Hevia

A composição das outras três fachadas foi realizada seguindo uma ordem marcada pelas necessidades de luz e ventilação que requeriam cada um dos espaços. Para isso foram suficientes três modelos de aberturas (de dimensões de 50x240 cm, 100x240 cm e 150x240 cm).

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 10 de 27
© Jose Hevia

Um dos desafios do projeto foi se aproveitar da luz natural para as salas de cirurgia, espaços normalmente fechados e carentes nesse tipo de iluminação. Para isso, foram dispostas claraboias orientadas para Norte, que permitem a entrada de luz difusa sem interferir, nem incomodar. As fachadas estão revestidas no térreo, produzindo no edifício uma lâmina com textura e brilho diferentes e que facilita a manutenção contínua derivada de seu uso.

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 27 de 27
Corte AA

O branco é a cor predominante, tanto no interior, quanto no exterior do edifício. Esse tratamento monocromático enfatiza a limpeza do espaço e seu caráter mediterrâneo.

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 2 de 27
© Jose Hevia

- Instalações

As instalações de serviço foram projetadas de forma a priorizar a eficiência energética e são aparentes, o que permite cumprir com os requisitos fundamentais: realizar os trabalhos de reparação e manutenção de forma limpa, cômoda e simples e poder melhorar ou ampliar as instalações existentes facilmente.

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 22 de 27
© Jose Hevia

- Funcionalidade e Orçamento

Um dos objetivos mais importantes a se alcançar era a funcionalidade dos espaços, sendo fundamental sua disposição e as ligações criadas, em uma distribuição flexível e modular de acordo com os requisitos do cliente. Foram criadas áreas abertas, multifuncionais e interconectadas entre si. O desenho do projeto e a eficiente escolha de materiais, tornaram possível cumprir um orçamento muito apertado.

Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol - Imagem 3 de 27
© Jose Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palma, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Veterinário Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol" [Veterinary Hospital Canis Mallorca / Estudi E. Torres Pujol] 28 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763528/hospital-veterinario-canis-mallorca-estudi-e-torres-pujol> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.