Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes

Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 2 de 9Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 3 de 9Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 4 de 9Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 5 de 9Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Mais Imagens+ 4

  • Equipe De Projeto: José Luis Fuentes, Christian Wittmeir, Guy Deshayes, Mathias Neveling, Arne Speiser
  • Equipe Do Concurso: Christian Schmölz, Gabriel Augier, Rupert Siller, Ulrike Plos, Barbara Feichtinger-Felber, Michael Felder, Wolfgang Juen, Frank Hinterleithner, Paul-Eric Schirr-Bonnans, José-Luis Fuentes, Armelle Lavalou
  • Engenheiros: Schlaich Bergermann e colaboradores
  • Supervisão Da Obra: Mathias Neveling, José Luis Fuentes, Pavel Rak
  • Extensão Total Do Acesso: 1841 m
  • Extensão Da Calçada: 1085 m
  • Extensão Da Ponte: 756 m
  • Custo Da Obra: 31 M€
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 5 de 9
© Michael Zimmermann

Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação de um novo acesso a um dos monumentos cultural e paisagístico mais notáveis da Europa, é um desafio pouco comum para o desenho de uma calçada elevada. 

O estuário do rio Couesnon surpreende pela imensidão da baia que rodeia o Mont Saint-Michel, pela beleza da luz e das cores dos elementos naturais. A mudança no nível do mar com as marés crescentes varia até 14m e expõe de forma repetitiva as forças da natureza e oferece uma variedade de paisagens que alteram entre a terra de longo alcance no mar, com a maré baixa e a baía cheia de água, com o monte sendo transformado em uma ilha, na maré alta. Esta mudança radical contribui para a magia do lugar.

A inclinação mínima do estuário e uma das diferenças mais acentuadas do mundo entre as marés acentuam o fenômeno: o mar se aproxima da costa como cavalos a galope, segundo Victor Hugo.

Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 2 de 9
© Pavel Rak

Caminhando sobre a água

Do continente ao monte, a geometria forma uma curva contínua. Levemente deslocada para leste, oferece uma variedade de pontos de vista. O cais torna-se parte da baía, seguindo as linhas suaves desenhadas pela água.

A nova calçada e o píer criam uma passarela segura para os visitantes, assim como uma calçada central para os serviços de translado. 

Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 6 de 9
© David Boureau

Ônibus bidirecionais asseguram a conexão do novo estacionamento no continente com a ilha, utilizando a parte central com uma largura de 6,5m. É constantemente ampliada até os 8,5m no terminal, que está situado em uma distância de 300 metros do acesso ao muro de defesa do monte.

As passarelas para os pedestres correm ao longo de ambos lados do caminho com larguras variáveis de acordo com a multidão esperada de transeuntes: uma conexão principal de 4,5 m de largura no lado oeste e 5,5m no terminal, e uma passarela secundária de 1,5 de largura no leste e 2,5 no terminal.

Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 3 de 9
© David Boureau

O caminho central leva as passarelas em balanços de amplas sacadas que oferecem perspectivas fantásticas. As colunas estão situadas abaixo da parte central. A sombra do terraço reforça a aparência discreta.

Durante as marés altas, a água encontra-se logo abaixo do nível da cobertura, criando a impressão que se está caminhando sobre ela.

Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 9 de 9
Planta e Fachada

Os últimos duzentos metros do cais descendem com uma inclinação de 1%, o que conduz a uma plataforma de concreto frente ao cais. A plataforma está submergida vários dias ao ano, durante a maré alta, deixando o Mont Saint-Michel na sua condição histórica da ilha, de acordo com a estação.

Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 7 de 9
© David Boureau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cais do Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes" [The Jetty to the Mont-Saint-Michel / Dietmar Feichtinger Architectes] 14 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763481/cais-do-mont-saint-michel-dietmar-feichtinger-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.