Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 2 de 24Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 3 de 24Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 4 de 24Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 5 de 24Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Encarregados: Juan Ignacio Claro E., Andrés Westendarp Z
  • Arquitetos Colaboradores: Benjamín Goñi H, Ana Rodrigo R, Eduardo Cid B
  • Construtora: CGI Ingeniería
  • Cálculo: Claudio Hinojosa
  • Iluminação: Oriana Ponzini
  • Climatização: Climatecno
  • Refrigeração Industrial: Bordachar
  • Sanitário: Angélica Denegri
  • Gases: Indura
  • Automação: Digital Control
  • Mobiliário: Intergroupe, Fernando Mayer
  • Cidade: Pencahue
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 2 de 24
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu no desenvolvimento do projeto de arquitetura para o Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro, desde a implantação - a única condição era que deveria estar na região de Maule, no centro Vitivinícola que a vinícola tem na região - até a implementação dos diversos edifícios do programa.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 6 de 24
© Pablo Casals Aguirre

O programa consiste em dois laboratórios - um de vinhos e outro agrícola - uma adega de micro-vinificação, uma estufa e um centro de extensão. Tudo isso agrupado em uma praça central, um pátio de manobras para a adega de micro-vinificação e um controle de acesso e estacionamentos.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 5 de 24
© Pablo Casals Aguirre

O Centro de Pesquisa e Inovação é o lugar onde a vinícola investiga, desenvolve e difunde seus produtos e os novos avanços no âmbito vitivinícola. A relação imediata deste Centro é com os viveiros - local onde se trabalham os clones e novas videiras -, os vinhedos e as adegas de vinificação. Esses três aspectos são a origem dos aspectos científicos. Ao mesmo tempo, a relação é também com o mundo científico, os produtores de vinho e o âmbito acadêmico. Portanto, o Centro de Pesquisa e Inovação é o vínculo entre estes dois extremos: a origem do vinho e o consumidor final.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 9 de 24
© Pablo Casals Aguirre

Isso foi fundamental para a opção de local e implantação. Optou-se por um terreno que está em um promontório, cuja vista natural alcança o vale do rio Maule. Aos pés do promontório estão localizadas as vinhas e ao fundo delas as adegas de vinificação. No vale estão os viveiros. Assim, desde esse lugar é possível observar as três instâncias originárias. 

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 11 de 24
Cortesía de Claro + Westendarp Arquitectos

Os edifícios se agruparam em uma praça, um espaço aberto que, pela disposição dos edifícios, se transforma em um lugar fechado que tem algumas "janelas" que direcionam o olhar até os três pontos comentados anteriormente. A praça contém um anfiteatro que é o resultado da adoção de uma inclinação natural do terreno.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 4 de 24
© Pablo Casals Aguirre

Os cinco edifícios têm relações entre si: o viveiro com o laboratório agrícola e esses, por sua vez, com os viveiros; a adega de micro-vinificação com o laboratório enológico e esses, por sua vez, com as vinhas e adegas. O centro de extensão, por último, é o edifício onde se planeja a difusão e a administração do Centro, portanto a relação é com todos os demais edifícios e com todo o território, razão pela qual sua implantação e forma são feitas de forma protagonista.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 16 de 24
Cortesía de Claro + Westendarp Arquitectos

A forma dos edifícios relaciona-se à tradição agrícola local. As adegas, galpões e demais construções típicas, ao decorrer dos anos, tem pés direitos altos, com telhados de duas águas - por conta da intensa pluviometria local - planta ortogonal, revestimentos de madeira e coberturas metálicas. Isso sugeriu formas similares, porém sob uma geometria cuidadosa e analisada (razão áurea, triângulos equiláteros regulares, etc.) e o uso de materiais que, apesar de serem de alta tecnologia, tiveram uma carga simbólica e cromática própria: aço corten para os edifícios onde se realizam pesquisas científicas (laboratórios, viveiro e adega) e madeira para o centro de extensão.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 3 de 24
© Pablo Casals Aguirre

Todas as coberturas são de zincalume.

Mesmo assim, em todos os edifícios a estrutura (metálica e de concreto) é aparente como uma maneira formal de acentuar a rigorosidade e tecnologia com que se trabalha no Centro.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 7 de 24
© Pablo Casals Aguirre

Outro item importante é o modo como a luz ingressa nos edifícios: os laboratórios precisam de pouca luz natural e pressão interna positiva, razão pela qual as janelas são praticamente ausentes. No caso do viveiro, o edifício é 100% transparente com controle solar e de ventilação automático. 

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 21 de 24
Cortesía de Claro + Westendarp Arquitectos

A adega de micro-vinificação não tem janelas, já que os processos de fermentação e ventilação requerem temperaturas controladas. Foi feita uma abertura zenital na cobertura.

O único edifício que tem janelas, e que responde ao programa interno, é o centro de extensão: sala de degustação e recepção, foyer central e auditório.Todos os edifícios contam com a última tecnologia disponível - conforme o programa e requerimentos específicos de cada edifício - para climatização, ventilação, segurança, controle de iluminação, mobiliário, controle bacteriológico, sistemas audiovisuais, etc.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 8 de 24
© Pablo Casals Aguirre

O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2013.

A primeira etapa, construída, envolveu a praça central, laboratório agrícola, adega de micro-vinificação e centro de extensão. A segunda etapa, planejada para 2015, considera o viveiro e o laboratório enológico.

Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos - Imagem 10 de 24
© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pencahue, Pencahue, Região de Maule, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Pesquisa e Inovação da Vinícola Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos" [Centro de Investigación e Innovación Viña Concha y Toro / Claro + Westendarp Arquitectos] 17 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763430/centro-de-investigacao-e-inovacao-vina-concha-y-toro-claro-plus-westendarp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.