Escola de Música Yotoco / Espacio Colectivo Arquitectos

Escola de Música Yotoco / Espacio Colectivo Arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Espacio Colectivo Arquitectos; Espacio Colectivo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Santiago Robayo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acustica Integrada, Metecno, Proquinal, San Benito, Spradling México, meTecno
  • Colaboradores: Arquitecta, Catalina Ospina, Arquitecto Esteban Castaño, Arquitecto Andrés Felipe Roldan, Arquitecto Erick Castro
  • Promotor: Ministério da Cultura da Colombia
  • Arquitetos Encarregados: Aldo Marcelo Hurtado, Carlos Hernan Betancourt
  • Cidade: Yotoco
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Santiago Robayo

Antecedentes

Depois que o ESPACIO COLECTIVO ARQUITECTOS venceram o concurso para o projeto de protótipo de "escola de música" organizado pelo Ministério da Cultura da Colômbia, surge a necessidade de gerar um segundo protótipo que se adapte a locais muito menores, e poder ter um maior alcance aos diferentes municípios do país.

Assim, surge um "protótipo 2", o qual parte de uma variação do protótipo inicial, sem perder o planejamento conceitual do projeto. Essa variação consiste em substituir o pátio pelo auditório e ajustar os módulos perimetrais às mínimas necessidades.

Planta Baja

Escola de Música Yotoco / Espacio Colectivo Arquitectos - Mais Imagens+ 20

A Proposta

A proposta planeja um sistema elementar, facilmente adaptável a qualquer topografia e clima, os materiais escolhidos são de fácil adaptação ao entorno dos municípios, o que gera uma solução integral de fácil construção, além de promover uma potente imagem institucional. O esquema organizacional propõe um volume fechado compacto, onde se localiza o auditório e seus espaços anexos, que o rodeiam de forma perimetral, gerando uma circulação dinâmica entre o auditório e o diferente espaço do programa. A variação espacial de cada elemento em sua sequência deixa uma sensação de movimento, evocando o uso que tem o edifício.

A Sucessão

O edifício é o próprio espaço, elemento tangível e ao mesmo tempo etéreo, que se descobre através do movimento, por rachaduras, isolamentos e volumes mutáveis que simbolizam a diferença e variedade de nossa cultura, que giram em torno de um espaço comum que representa a estabilidade dentro do instável e do mutável. O edifício é movimento e sucessão. Sua imagem materializa os tempos contínuos e descontínuos na música, fachadas prolongadas, incessantes, fragmentadas com intervalos. Estes isolamentos entre os volumes mutáveis são pausas que respondem a determinações técnicas de isolamento acústico e são lugares para o desfrute visual. O vazio entre os volumes é a paisagem imediata, onde se sugere o espaço particular de ensinamento, aprendizagem e de prática com a garantia de encontrar níveis apropriados de conforto luminoso, visual e acústico.

© Santiago Robayo

O Urbano

Este equipamento aberto à comunidade é uma pausa urbana de grande valor simbólico, que oferece um lugar de encontro e de troca. É um edifício público, transparente e permeável que pode ser percorrido visual e presencialmente. Pela sua conformação espacial permite a interação com a comunidade, pela sua escala permite sua inserção em uma grande variedade de contextos, e pela sua forma permite elaborar uma imagem poderosa como edifício institucional, o que garante sua presença na memória coletiva.

O Material

Uma busca democrática dos materiais conclui que o concreto e o tijolo são tradições construtivas de fácil acesso e com mão de obra presente no contexto de intervenção. Permite padrões de sustentabilidade altos por sua duração no tempo, garante uma estrutura estável em termos de resistência a abalos sísmicos e inundações, além de oferecer um lugar de proteção comunitário ou refúgio em caso de catástrofes naturais. 

© Santiago Robayo

Corte General 2

© Santiago Robayo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yotoco, Valle del Cauca, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Música Yotoco / Espacio Colectivo Arquitectos" [Escuela de Musica Yotoco / Espacio Colectivo Arquitectos] 20 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763429/escola-de-musica-yotoco-espacio-colectivo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.