Fazenda Niop / AS arquitectura + R79

Fazenda Niop  / AS arquitectura + R79 - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: AS arquitectura, R79
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chukum, Interceramic, Juan Sansores, Modumex, Proveedor Sandors
  • Equipe De Projeto: Alejandra Abreu Sacramento, Xavier Abreu Sacramento, Roberto Ramirez Pizarro
  • Colaboradores: Gerardo Trejo, Eduardo Vadillo, Daniela Alvarez, Cristina Madera, Valentina Losa.
  • Construção: Raúl Uribe Flores
  • Iluminação: Lumínica/ Maribel Morales
  • Cidade: Champoton
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© David Cervera Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. As constantes mudanças de uso, a presença de diferentes estilos arquitetônicos e o passar dos anos fizeram de Niop um lugar muito distinto em esquema e funcionamento na concepção tradicional de uma fazenda no sudeste mexicano.

Planta

Fazenda Niop  / AS arquitectura + R79 - Mais Imagens+ 40

Ante a incipiente cultura de recuperar as tradições e olhar o passado, busca-se transformar esse conjunto de edifícios que antes eram ocupados por pecuária e têxteis numa Área de Convivência, um Hotel Boutique, um grande salão de eventos, uma residência de fins de semana e por que não, num lugar para esquecer a agitação e a sobrecarga do cotidiano.

© David Cervera Castro

O projeto consiste numa série de intervenções sutis, que vão desde a generalidade de reordenar o zoneamento dos usos, à particularidade de resolver o mais intrincado detalhe de como o contemporâneo pode fundir-se ao pré-existente.

Corte Longitudinal

Define-se que nesse novo uso, o programa será de um restaurante, salões de banquetes, serviços sanitários e de apoio, grandes espaços abertos para a celebração de diversos eventos, quartos, vilas e muitos espaços para a reflexão e o isolamento.

© David Cervera Castro

O primeiro foi armar um trajeto e gerar um efeito surpresa, levando o visitante a descobrir o espaço pouco a pouco. Ao chegar ao conjunto e desviar até a área de estacionamento, chega-se ao saguão de entrada, onde encontra-se um grande tapete de pedra que se desdobra para convidar a subir e contemplar desde o alto as infinitas possibilidades da experiência.

Corte Habitación

Uma grade de aço e toras flutua desafiante entre os blocos de pedra que permanecem intactos. Em seu caminho, como imprimindo uma sombra sobre o pavimento, deixa uma placa de madeira que enfatiza a direcionalidade da circulação.

© David Cervera Castro

Fazenda Niop  / AS arquitectura + R79 - Mais Imagens+ 40

Um embasamento em concreto liga os edifícios, a Capela, a Suíte Nupcial e a área de quartos, que agora compartilham um mesmo solo. Os traçados no piso, resultado das referências das janelas e camas nos obrigam a olhá-los e eventualmente suas intersecções abrem novas possibilidades para o crescimento da vegetação e a aparição de sombras que se movem sobre essa plataforma.

Planta Bar

Um espelho d'água captura e celebra as paredes remanescentes de um edifício que se recusa a desaparecer. Como sua forma é resultado da geometria existente, procurou-se repeti-la de maneira a costurar um diálogo dinâmico entre o uso anterior e os novos.

© David Cervera Castro

Outra placa de madeira aparece em cena, mas agora flutua sobre a água e, em seguida, divide-se para conectar o embasamento com a esplanada ajardinada. Na extremidade do embasamento, ladeado por um edifício em ruínas que futuramente abrigará a área de quartos, surge uma circulação linear que nos conecta a um dos muitos protagonistas do projeto, levando a uma praça de cascalho, com um elemento escultural como centro de atenção.

Corte Bar

Para complementar o novo uso do imóvel, certos elementos programáticos, como a recepção e sanitários foram incluídos. As intervenções destes novos ocupantes dentro do complexo foram inseridas de forma discreta.

© David Cervera Castro

Os pisos em carpete que nunca tocam nas paredes, coberturas metálicas assentadas sobre esbeltas colunas respeitam a envoltória original, e as lacunas resultantes são preenchidas com vegetação.

Planta Habitación

O aço, a pedra, o chukum, a madeira e o vidro são a gama de materiais escolhidos para a intervenção. Seu objetivo é recordar-nos que o protagonista, nesse caso, não é uma arquitetura que procura chamar a atenção, mas uma que humildemente inclina a cabeça e deixa que seus antepassados adquiram o reconhecimento de que envelheceram de maneira digna.

© David Cervera Castro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Champoton, Campeche, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Fazenda Niop / AS arquitectura + R79" [Hacienda Niop / R79 + AS Arquitectura] 08 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763398/hacienda-niop-as-arquitectura-plus-r79> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.